bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

São Paulo exporta laboratórios móveis para promover o diagnóstico sanitário animal

O Instituto Biológico (IB-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a empresa A.R.G. (www.grupoarg.com.br), desenvolveram laboratórios móveis para promover a sanidade animal em regiões distantes, inacessíveis e/ou com poucos recursos, com o objetivo de difundir o conhecimento, reconhecimento de enfermidades e suporte para aumentar a oferta de proteína à população. O evento de entrega dos Laboratórios Móveis ocorrerá no próximo dia 26 de junho de 2013, às 12 horas, no Instituto Biológico, em São Paulo.
Os laboratórios foram montados em containers e envolveram as principais áreas da medicina veterinária, como virologia, bacteriologia, parasitologia, hematologia, entre outras, com foco em animais de produção, sendo totalmente móveis e independentes, podendo ser transportados como carga convencional em navios ou caminhões. Nos laboratórios será possível manipular agentes com potencial zoonótico, detectar as principais enfermidades que comprometem os sistemas de produção, bem como capacitar técnicos locais.
O projeto uniu a experiência em sanidade animal do Instituto Biológico e o interesse da A.R.G. em promover a pecuária em regiões com alto potencial e baixos recursos. No início do projeto, o médico veterinário Ricardo Spacagna Jordão, do Instituto Biológico, visitou a República da Guiné Equatorial, África, buscando conhecer as condições necessárias para implementar laboratórios de diagnóstico, ou seja, de suporte à pecuária, em regiões sem nenhuma estrutura veterinária.
São vários os benefícios da utilização de laboratórios móveis, tanto para suprir a carência de fornecedores da região, visto que o início do projeto contempla a montagem das unidades no Brasil, como pelo custo mais baixo e, talvez o principal, a mobilidade, que pode ser explorada de várias formas. Como exemplo, podem-se empregar os laboratórios móveis em situações de surto, permitindo o deslocamento de um dos laboratórios para a fazenda com foco da doença, evitando que a remessa de material a longas distâncias dissemine os patógenos por regiões livres. Desta forma, é possível debelar o foco diretamente da fazenda, com mais agilidade e segurança.
A utilização destes laboratórios depende de qualificação da mão de obra para atuar nos containers, devido às peculiaridades do projeto, em especial as necessárias para garantir a biossegurança e confiabilidade dos resultados. Para tanto, o Instituto Biológico está capacitando funcionários de nível superior e médio, possibilitando a plena utilização das estruturas.
Os laboratórios foram montados no Instituto Biológico, com embarque para a Guiné Equatorial previsto para julho de 2013, onde 10 funcionários treinados trabalharão para levantar as principais enfermidades que acometem os animais deste país, possibilitando o estabelecimento de normas para o controle de entrada, trânsito e suporte ao clínico do campo. Os inúmeros benefícios ultrapassam as fronteiras técnico-científicas.
Serviço
Entrega dos Laboratórios Móveis
Data: 26 de junho de 2013
Horário: 12h
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – SP
Mais informações: (11) 5087-1704  ou hojo@biologico.sp.gov.br
Assessoria de Imprensa – APTA
19 – 2137-0616/613
Acompanhe a Secretaria

Notícias por Ano