São Paulo lança os melhores cafés da safra 2010

Em embalagens especiais, os paulistas já poderão degustar ou presentear seus amigos neste fim de ano com os melhores cafés da safra 2010, que estarão à disposição dos consumidores em supermercados, cafeterias e lojas gourmets da capital e do interior. Trata-se da 8ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo - Safra 2010, que será oficialmente lançada segunda-feira (13/12), às 10 horas, em cerimônia a ser realizada no Palácio dos Bandeirantes.
Devem estar presentes o Governador Alberto Goldman, o secretário de agricultura e abastecimento, João Sampaio, o presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herskowicz, os 11 produtores finalistas vencedores e as empresas de torrefação e cafeterias que adquiriram os grãos. Durante o evento, estarão expostos os cafés para degustação.
A seleção especial dos melhores cafés paulistas foi feita em outubro durante o 9º Concurso Estadual de Qualidade Café de São Paulo, disputado por 78 lotes vencedores dos certames regionais realizados por associações e cooperativas. Experientes classificadores e degustadores provaram cada um dos lotes, escolhendo os melhores grãos. Os cafés vencedores foram, em seguida, adquiridos pelas indústrias em concorrido leilão e agora, em edição limitada e em embalagens de 250 gramas identificadas por selo numerado e controlado, estão à disposição dos consumidores.
Esta iniciativa, que brinda os consumidores com cafés excelentes produzidos nas principais regiões cafeeiras paulistas, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Câmara Setorial do Café, do Sindicafé-SP (Sindicato da Indústria do Café de São Paulo), da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) e da ACS (Associação Comercial de Santos).
O grande campeão deste ano é o produtor João Antonio Garrote, do município de Itaí, região de Piraju (sudoeste do Estado), que teve a sua saca comprada por R$ 7.100,00. O preço é 17 vezes acima do preço da BM&FBovespa , em torno de R$ 241,00, cotado no dia 04 de novembro, quando foi feito o leilão. Considerando a cotação do dólar a R$ 1,68, a saca foi vendida por US$ 4.226, o equivalente a US$ 31,95 por libra peso, ou, 15,6 vezes acima da cotação da Bolsa de Nova York, que fechou neste mesmo dia a US$ 2,05 a libra peso.
O estado de São Paulo é o terceiro maior produtor de café do país, perde para Minas Gerais e Espírito Santo. O Brasil é o maior exportador mundial de café verde.
Na ocasião, o “Café Solidário – Safra 2010”, colhido no cafezal urbano do Instituto Biológico (IB-APTA), será entregue ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Serviço:
Edição dos Melhores Cafés da Safra
Dia 13/12 às 10 horas
Local: salão dos Pratos – Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – São Paulo/Capital
Informações:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura
Tel.: 11 5067-0069 - Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Patrícia Aparecida da Silva (estagiária)
(saacomunica@sp.gov.br)
Câmara Setorial / ABIC / Sindicafé - SP
Tel.: 11 3868 4037 - Marília Moreira / Eduardo Buitron (tempocom@uol.com.br) Assessoria de Comunicação da APTA