Soja para todos os gostos

Uma olhada nas prateleiras dos supermercados mostra que produtos à base de soja estão presentes e já são muito diversificados . Quem estava acostumado a pensar em um número limitado de variações surpreende-se com sucos, sorvetes, iogurtes e leite condensado, por exemplo, além dos tradicionais leite e queijo. O pesquisador do CENTRO de QUÍMICA do ITAL, Dr. Roberto Machado de Moraes confirma o crescimento da variedade dos produtos e do interesse das empresas. Ele enumera, ainda, as razões deste aumento: a preocupação das pessoas com a saúde; o avanço da tecnologia, tanto na obtenção da semente mais adequada para determinado produto quanto na produção em si; e a adesão da mídia,impulsionada, principalmente, por interesses econômicos. Mas, crescimento da produção e da variedade não significa, obrigatoriamente, aumento da qualidade. Segundo Moraes, existem diversos tipos de soja e cada um é mais indicado para um determinado fim. Nem sempre o grão utilizado na fabricação de um produto, porém, respeita este critério. E, ao consumidor, resta experimentar para saber de qual gosta mais, já que no rótulo não vem indicada a qualidade da soja utilizada. Soja no ITAL No Instituto são desenvolvidas pesquisas que procuram, justamente, chegar a um produto de qualidade superior. Moraes conta que pessoas do mercado já estão interessadas em produzir um leite de qualidade diferenciada. “Agora tem um pessoal que está fazendo numa escala menor, sem ser longa-vida porque o investimento é muito elevado. Um produto para ser conservado em refrigeração por trinta dias. O primeiro foi feito aqui no ITAL, pelo grupo de engenharia, e durou quarenta dias”, diz. E a experiência com o cliente obteve muito sucesso: foi bem aceita exatamente por utilizar uma variedade da soja mais indicada para a fabricação de leite e outros produtos, o que diminui o gosto característico do leite de soja, considerado desagradável por muitos consumidores. Benefícios à Saúde A soja representa uma alternativa à proteína de origem animal, com a vantagem de conter pouca gordura saturada. Ela traz, inclusive, vários benefícios à saúde, sendo seu consumo recomendado pela FDA – Food and Drug Administration – Americana. Entre eles, podem ser citados: benefícios ao coração, melhora dos sintomas da menopausa e do funcionamento do intestino e controle de colesterol, além de oferecer uma opção às pessoas que têm algum tipo de intolerância à lactose. Uma alimentação contendo doses diárias de soja pode ser adotada por todas as faixas etárias.