bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Tecnologia do Pescado é tema de palestra do Instituto de Pesca na TecnoCarne

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Pesca, participou da 12ª Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne e do Leite (TecnoCarne). A pesquisadora científica Thaís Moron Machado, da Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Centro do Pescado Marinho de Santos, proferiu a palestra: “Inovações em Processamento de Pescado”.

O evento, realizado de 11 a 13 de agosto, é internacionalmente conhecido e considerado um grande espaço para a troca de experiências, análise de tendências e realização de grandes negócios. Integrando programação desta edição, a TecnoCarne ofereceu ao público o Ciclo de Palestras da TecnoCarne & Leite, visando disponibilizar informações estratégicas para atualização e qualificação profissional, tendências e cases de sucesso. A diretora do Centro do Pescado Marinho de Santos, doutora Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva, também participou da Tecnocarne.

Na palestra, além das tradicionais tecnologias de processamento de pescado existentes, Thaís Moron abordou as principais linhas de trabalho da Unidade de Tecnologia do Pescado que resultaram em publicações científicas nas áreas de: qualidade; segurança alimentar; vida-de-prateleira de produtos congelados; silagem de resíduo de pescado e desenvolvimento de produtos (como biscoito e sopa desidratada) de Carne Mecanicamente Separada de Pescado (CMS) de espécies subutilizadas de pescado; caviar de ovas de truta arco-íris; medalhão de aparas de filé e CMS de carcaça de pescado; ovas de ouriço do mar; e almôndegas de CMS e algas marinhas, dentre outros produtos. A especialista falou ainda sobre as atividades de transferência de conhecimento através de capacitação, estágios, simpósios e workshops, bem como atendimentos em forma de consultorias que buscam o dimensionamento e/ou adequação de estruturas de processamento de pescado, o desenvolvimento de pacotes tecnológicos de produtos à base de pescado e análises laboratoriais.

O Instituto de Pesca disponibilizou ainda aos visitantes da TecnoCarne publicações técnicas destinadas a orientar e estimular o consumo de pescado, como: ‘Pescado: Nutrição e Saúde (editada em parceria com a CODEAGRO), ‘A polpa de peixe: dicas e receitas’ (em parceria com a CODEAGRO e a Universidade Católica de Santos); e ‘O mercado de pescado da Região Metropolitana de São Paulo’ (em parceria com a FAO e INFOPESCA).

Thaís Moron também informou os participantes sobre o curso ‘Processamento de Carne Mecanicamente Separada de Pescado (CMS)’, a ser realizado de 28 a 30 de setembro próximo, e sobre o ‘VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (Simcope)’, previsto para 2016.

Texto: Antonio Carlos Simões

Mais informações:

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Instituto de Pesca

Fone: (13) 3261- 1712 ou 3261-2653 

Notícias por Ano