Tecnologias e inovação em sorvetes serão abordadas em painel mediado pelo Ital durante conferência internacional do setor

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participará da abertura e mediará painel sobre tecnologias e legislação da 3ª edição do Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados (Clash), que ocorre em 12 e 13 de junho, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Organizado pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), em parceria com a Datagro e a BioEcoNet, o evento é dedicado a estudantes e profissionais – em especial de micro, pequenas e médias empresas – interessados e ligados ao universo sorveteiro e tem como foco disseminar conhecimento sobre as principais tendências, conquistas e transformações relacionadas ao setor.

"O sorvete é um produto bastante consumido pelo brasileiro para satisfação de um prazer, mas não é considerado pelos consumidores um alimento nutritivo. A Abis tem trabalhado para não só mostrar a relevância nutricional do sorvete como também desenvolver o setor de uma forma sustentável", destaca o diretor de Assuntos Institucionais do Ital, Luis Madi, que representará a instituição.

No painel de abertura, das 9h às 10h15, Madi estará acompanhado de representantes da Abis, da Duas Rodas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Câmara dos Deputados e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ainda no primeiro dia do evento, das 11h30 às 13h30, Madi será moderador do painel que abordará tecnologia, materiais, compensação ambiental e atualização regulatória, com participação de Anderson Maia, professor do curso de pós-graduação em Engenharia de Polímeros do Senai, Gabriela Reis, gerente de marketing da Eureciclo, e Rodrigo Martins de Vargas, assessor da Gerência de Padrões e Regulação de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A programação completa do congresso pode ser consultada no site www.clash.net.br, onde deve ser efetuada a inscrição.

Fispal Food Service

O Clash 2019 é uma das atrações setorizadas da Fispal Food Service, feira especializada na alimentação fora do lar, que tem como público-alvo empreendedores, proprietários, gestores e trabalhadores da cadeia de produção e distribuição, insumos, equipamentos e serviços. Com credenciamento independente do Clash, a Fispal Food Service acontece de 11 a 14 de junho a partir das 13h, até 21h de terça a quinta-feira e até 20h na sexta-feira, e inclui demonstrações, competições, consultorias, palestras e debates.

Setorialmente, são atrações focadas no sorvete, além do Clash, a Escola de Gelados, com palestras e demonstrações destinadas a sorveterias, gelaterias e indústrias de sorvetes, e o Gelato Festival Challenge, competição europeia em busca dos melhores mestres gelatários. Já o café é o foco do Inspira Café, espaço para troca de conhecimento entre baristas, proprietários e gestores de cafeterias. A Trilha do Ultracongelado, por sua vez, abordará todos os passos do processo de congelamento e ultracongelamento dos alimentos, e o Food & Beverage for Hotels by Accor abordará tendências, oportunidades e desafios no segmento de hotelaria.