bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Tecnologias em cogumelos e cafés finos serão expostas pela APTA em evento de gastronomia

Tecnologias paulistas, desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), serão expostas na Semana Mesa SP, que será realizada de 27 a 29 de outubro de 2015, em São Paulo, Capital. Tecnologia de produção de cogumelos frescos e trabalhos realizados com produtores de cafés finos da região do Leste Paulista farão parte do Festival Farofa, que reunirá em, um mesmo espaço, chef de cozinha, agricultor e professores. O público poderá conferir as tecnologias da APTA de 27 e 29 de outubro de 2015, das 11h às 21h e das 11h às 15h, em 28 de outubro, na ETEC Santa Ifigênia. A entrada no Festival Farofa, que terá comida de rua, é franca.
Um grupo de produtores de cafés finos, do Leste Paulista, assistidos pela APTA apresentarão cafés especiais de alta qualidade, amostras vencedoras de concursos estaduais e a oitava melhor amostra de café do Espaço Café Brasil 2015. No estande da APTA, serão realizadas provas didáticas de qualidade de café ao público consumidor, degustação de produtos do Estado de São Paulo e métodos diferenciados de extração da bebida. “Essas ações visam o reconhecimento de bebidas especiais e estimulam a produção e o consumo de cafés finos, que gera melhoria na renda do pequeno e médio cafeicultor, em especial daqueles que produzem em montanha”, afirma o pesquisador da APTA, Daniel Gomes.
As atividades desenvolvidas pela APTA visam estimular ao consumo e produção de cafés finos. Para isso, são transferidas tecnologias de seleção e prova de cafés. Gomes é também parceiro na realização do concurso de Qualidade de Bebidas de Café, realizado em Amaro e região, que faz parte da seletiva do Concurso Estadual de Qualidade de Café do Estado de São Paulo. No Polo Regional Leste Paulista da APTA, em Monte Alegre do Sul, são realizados cursos de catação, provas de café e degustação didática da bebida para consumidores.
“Participar de eventos como esse reforçam o atendimento a orientação do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, de aproximar a pesquisa científica dos produtores rurais e consumidores”, afirma Arnaldo Jardim, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Cogumelos frescos
Durante o evento, a APTA apresentará também o trabalho de tecnologia de produção de cogumelo Shimeji e Shiitake frescos. Serão expostos cogumelos Champignon de Paris, Portobello, Shimeji salmão, amarelo e branco e Shiitake. Serão distribuídos exemplares do livro “Cogumelos Variedades e Receitas”, desenvolvido pela APTA em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). O objetivo da obra é disseminar o consumo de cogumelos in natura. “Também faremos degustação de cogumelos frescos durante toda a feira. Serão servidos pratos como ceviche de cogumelo Shiitale e Carpaccio de cogumelos Paris”, afirma Daniel Gomes, pesquisador da APTA.
A APTA realiza trabalho de transferência de tecnologia para a produção de cogumelos frescos para fungicultores de Pinhalzinho, interior paulista. Com a tecnologia proposta pela Agência, os produtores conseguiram aumentar seus lucros e driblar a concorrência do cogumelo cozido chinês. “No lugar do produto cozido, sugerimos a venda do produto fresco, in natura. O resultado foi, aproximadamente, 40% a mais de lucro aos agricultores e um produto com alto valor nutricional para os consumidores”, afirma Gomes.
O pesquisador da APTA transmitiu técnicas sobre a melhor forma de cultivar, colher, embalar e processar os cogumelos. Os objetivos da pesquisa são o fortalecimento da fungicultura brasileira, desenvolvimento de tecnologias para as condições de cultivo no país, desenvolvimento e difusão de tecnologias pós-colheita para o mercado e consumo de cogumelos frescos e a avaliação das tecnologias para cogumelos brasileiros. “Com isso, esperamos promover a segurança alimentar, o desenvolvimento social, a geração de renda e a fixação do agricultor no campo”, afirma o pesquisador da APTA.
A APTA Regional e o Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, realizam pesquisas em pós-colheita de cogumelos comestíveis e medicinais, avaliando ao desenvolvimento de tecnologias de acondicionamento, armazenamento e transporte para cogumelos. “Realizamos também avaliações agronômicas e sensoriais de novas espécies e cultivares de cogumelos nativos”, explica Gomes. A APTA desenvolve ainda análises sensoriais, gastronômicas e nutricionais, além da disseminação do consumo de cogumelos.
“A produção de cogumelos é uma atividade em ascensão. É ecologicamente correta e possui capacidade de transformar matéria-prima simples, como palhada de cogumelo, em um alimento proteico e de alta qualidade”, afirma.
Festival Farofa
O Festival Farofa faz parte da Semana Mesa SP, que será realizada na ETEC Santa Ifigênia. Além das tecnologias da APTA em cogumelos frescos e cafés finos, o público poderá conhecer produtores de todas as regiões do Brasil que vão expor méis, queijos, pimentas, linguiças e especiarias. Food Trucks e barracas de comidas também farão parte do evento, além de aulas gratuitas de culinária.
A Semana Mesa SP reúne mais de 90 atividades com chefs de cozinha consagrados de todo o Brasil e especialistas de bebida. Haverá cerca de 50 expositores de vinhos, cervejas e produtos gourmets que poderão ser degustados e adquiridos pelo público. Para mais informações sobre a programação do evento e ingressos, acesse o link http://www.2015.semanamesasp.com.br/
Texto: Fernanda Domiciano e Carla Gomes (MTb 28156)
Assessoria de Imprensa – APTA
(19) 2137-0616/0613

Notícias por Ano