bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Tecnologias paulistas serão apresentadas pela APTA na Coopershow, em Cândido Mota

Tecnologias paulistas para produção de milho safrinha, cana-de-açúcar, batata-doce, uva, mandioca, alimentação para ruminantes e aquicultura serão apresentadas pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, durante a 11ª CooperShow, maior feira de difusão de tecnologia e produtividade agrícola na região no Vale do Paranapanema. O evento é organizado pela Coopermota e será realizado de 25 a 27 de janeiro de 2017, em Cândido Mota, interior paulista.
A APTA expõe suas tecnologias na feira desde a primeira edição. “Este evento é estratégico para a Agência. Os institutos da APTA, como o Instituto Agronômico (IAC-APTA), o Instituto de Pesca (IP-APTA) e a APTA Regional são parceiros há anos da Coopermota, uma cooperativa em franca expansão que tem forte atuação em diversas regiões do Estado. A CooperShow congrega produtores de todas essas regiões e reúne um público muito interessado em novidades tecnológicas”, afirma Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o evento é uma oportunidade de interação entre a pesquisa e os produtores rurais. “Uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin é aproximar a pesquisa do setor produtivo. A participação em feiras é uma importante forma de transferência de tecnologia e conhecimento”, afirma.
Na edição deste ano, a APTA apresentará tecnologias para a produção de milho e milho safrinha, cultivares de batata doce livres de viroses, cana-de-açúcar para produção de açúcar, etanol, cachaça e garapa, tecnologia para viticultura regional, mandioca para mesa, para indústria e para alimentação animal e sistemas produtivos em aquicultura.
Tecnologias apresentadas pela APTA na 11ª CooperShow
Milho

O Instituto Agronômico (IAC-APTA) e a APTA Regional apresentarão as principais tecnologias e atualizações para produção de milho e milho safrinha ao público da CooperShow. No estande, serão transferidas informações sobre a melhor época de plantio, as cultivares mais adequadas para a produção, de acordo com a época e local de cultivo, adubação e controle de doenças.
Segundo Aildson Pereira Duarte, pesquisador do IAC, as informações são fruto de um programa de pesquisa desenvolvido há 25 anos pelo Instituto Agronômico, APTA Regional, Coopermota e agricultores. Anualmente, os pesquisadores avaliam 40 cultivares de milho para identificar o potencial produtivo e as regiões que mais se adaptam para o cultivo.
O pesquisador do IAC explica que para a produção do milho safrinha é recomendado o plantio em meados de fevereiro até meados de março, mas o produtor também faz o plantio mais tardio, quando não consegue colher a soja a tempo. “O plantio tardio é mais arriscado, por isso, recomendamos que sejam usadas sementes mais baratas, para ter menor investimento. O plantio recomendado tem maior potencial produtivo e mitigação dos riscos, por isso, o investimento pode ser maior”, explica.
O projeto de pesquisa, pioneiro no Brasil, ajudou na tecnificação dos agricultores da região do Médio Paranapanema. “É um projeto que conta com pesquisa científica e difusão tecnológica. O sucesso dos campos de milho nessa região é fruto dessa interação entre pesquisa, cooperativa e agricultores”, afirma Duarte. O Médio Paranapanema é a principal região produtora de milho safrinha em São Paulo, com cerca de 100 mil hectares com a cultura.
Batata doce
No evento, o Polo Regional de Presidente Prudente da APTA apresentará pesquisa que resultou no aumento de 50% na produção de batata-doce. Com o trabalho, foi possível disponibilizar aos agricultores plantas livres de vírus, o que resultou no aumento da produtividade, precocidade e melhor estado fitossanitário da cultura.
Antes da pesquisa, os produtores adquiriam as ramas usadas no plantio a partir de lavouras comerciais, já em época de colheita, sem considerar as condições de nutrição e sanidade. “A utilização dessas ramas inadequadas, frequentemente, resulta em lavouras com produtividade inferior ao potencial produtivo da cultura e raízes desvalorizadas devido à presença de pragas e doenças”, afirma a pesquisadora da APTA, Sônia Maria Nalesso Marangoni Montes.
Cana-de-açúcar
Na cultura da cana-de-açúcar, os produtores poderão conhecer os materiais IAC adaptados para a região e as variedades usadas para produção de cachaça e garapa.
Serão apresentadas no estande variedades de cana IAC eretas, com alto número de perfilhos, adequadas para o plantio e colheita mecânica e multiplicação de Mudas Pré-brotadas (MPB). “Os materiais são adaptados às condições da região para ambientes diversificados, desde os mais restritivos, até os mais favoráveis”, afirma Ricardo Kanthack, pesquisador da APTA que integra a equipe do Programa Cana IAC.
Além dos materiais de cana para produção de açúcar e etanol, a APTA apresentará ao público suas pesquisas para agregação de valor e diversificação de cultivo. Serão expostas variedades de cana IAC que podem ser usadas para produção de cachaça e garapa. 
Para se ter uma ideia, a produção de cachaça agrega, aproximadamente, 85% de valor na renda bruta do produtor. De acordo com a pesquisadora da APTA, Gabriela Aferri, esta é uma boa opção para pequenos produtores rurais, que visam uma oportunidade de aumentar a renda familiar com a produção da bebida. “Uma tonelada de cana-de-açúcar entregue para usina para produção de açúcar e etanol equivale a, aproximadamente, R$ 60, e uma tonelada de cana transformada em cachaça equivale a cerca de R$ 400”, afirma.
Mandioca
A região do Médio Paranapanema é a maior produtora de mandioca para indústria do Estado de São Paulo, respondendo por 50% da produção estadual da raiz e 70% da produção de fécula. A principal variedade de mandioca para indústria plantada na região é a IAC 14, que produz cerca de 25 toneladas por hectare, no primeiro ciclo, e 35 t/ha, no segundo. “A IAC 14 é a variedade de mandioca mais processada pelas indústrias da região”, afirma o pesquisador da APTA, Sergio Doná.
A variedade de mandioca para mesa IAC 576-70, mais conhecida como “Amarelinha”, também será exposta na Coopershow. O material está em 100% dos campos paulistas, por ser mais produtivo, resistente a doenças, ter alto valor nutricional e possuir textura apreciada na gastronomia. 
Fruticultura
Doná apresentará na Coopershow resultados de pesquisa em que foi avaliado o desempenho produtivo da videira ‘Niágara Rosada’, enxertada em diferentes porta-enxertos. Serão apresentadas informações sobre produtividade, época de melhor produção, colheita e ocorrência de doenças e pragas, como a mosca-das-frutas, observadas nos experimentos.
O pesquisador também apresentará resultados de projeto de pesquisa que avaliou o desempenho de diferentes porta-enxertos e cultivares de uva, sob irrigação, com potencial para serem utilizados por produtores da região do Médio Paranapanema. “O objetivo do trabalho foi gerar informações para a utilização racional de água nessa cultura na região”, afirma.
Folhosas no Verão
O projeto “Manejo do Ambiente e do Solo para o Cultivo de Folhosas de Verão”, desenvolvido no Polo Regional de Presidente Prudente da APTA, será apresentado ao público da Coopershow. A pesquisa envolve o manejo do ambiente e do solo para o plantio de hortaliças no Verão, época chuvosa em que há grande perda de solo, o que resulta em redução de produtividade e degradação do solo.
“Os produtores da região de Presidente Prudente estão utilizando a tecnologia proposta pela APTA com o plantio de uma forrageira antes do cultivo da hortaliça. O plantio direto viabiliza a produção nesta época do ano, reduzindo a incidência de pragas e doenças do solo e aumentando a qualidade da hortaliça”, explica Andréia Cristina Silva Hirata, pesquisadora da Agência.
A pesquisa também analisou o uso de telas de sombreamento para a produção de hortaliças nesta época do ano. Os pesquisadores estudaram a produção de alface, agrião e cebolinha, três das hortaliças mais consumidas pelos brasileiros. No agrião, por exemplo, as telas de sombreamento aumentaram em cerca de 60% a massa fresca da planta, em relação ao cultivo em pleno sol. A alface teve melhora na qualidade, com folhas maiores e mais macias, características apreciadas pelos consumidores.
Aquicultura
Ao longo dos três dias de evento, os pesquisadores Instituto de Pesca (IP-APTA) apresentarão as linhas de atuação do instituto na regularização de empreendimentos aquícolas e de pesquisas voltadas para a qualidade da água em sistemas de produção de peixes.
“Apresentaremos ao público da feira nossa contribuição na regularização de projetos de tanques-rede em reservatórios do Estado, por exemplo. Além disso, mostraremos quais são as pesquisas desenvolvidas pelo instituto com o objetivo de melhorar a qualidade de água em sistemas produtivos de aquicultura”, conta Luiz Marques da Silva Ayroza, diretor-geral do IP.
SERVIÇO
11ª CooperShow
Data:
25 a 27 de janeiro de 2017
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Coopermota
Endereço: Avenida da Saudade, s/n, Cândido Mota, São Paulo

 

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA

Notícias por Ano