bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Transplantadora de MPB adequada ao sistema MEIOSI é novo desdobramento do Sistema de Mudas Pré-Brotadas do IAC

Máquina está sendo utilizada por produtores do Brasil, República Dominicana e Vietnã

O setor sucroenergético conta com mais um recurso resultante do desdobramento do sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB), desenvolvido pelo Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Trata-se da Transplantadora de Mudas para Cana-de-açúcar, chamada TUPI, desenvolvida especialmente para o setor pela empresa de máquinas e implementos AGRIMEC, do Rio Grande do Sul. O equipamento é mais um exemplo da importância de inovações que surgem a partir das pesquisas desenvolvidas no Programa Cana IAC. Os resultados da ciência agronômica paulista não só contribuem com os agricultores como também abrem novos mercados para a indústria, inclusive em outros estados brasileiros.

“O MPB é uma inovação da pesquisa que foi adotada pelo setor produtivo. A demanda gerada por ele acaba movimentando diversos elos da cadeia da cana-de-açúcar, como das empresas de insumos e de máquinas e implementos agrícolas, por exemplo. Isso é muito importante, pois é uma tecnologia que gera outras tecnologias desenvolvidas por outras empresas, gerando emprego e renda em diversas áreas”, afirma Mauro Alexandre Xavier, pesquisador do IAC.

O equipamento automatiza o processo de plantio das mudas, é adequado para o uso do MPB em sistema MEIOSI e faz o plantio das mudas ao mesmo tempo em que realiza a abertura do canteiro. De acordo com a AGRIMEC, a Transplantadora TUPI é própria para o plantio direto ou convencional, pois possui um cultivador rotativo que torna o solo “hortado” e fofo, em que um dispositivo do tipo “matraca mecanizada” deposita as mudas em pé, em distâncias pré-determinadas. As mudas são apertadas pelo equipamento, proporcionando a fixação no solo e a pegada correta. Segundo a fabricante, a TUPI está sendo utilizada por produtores rurais do Brasil, República Dominicana e Vietnã.

“Conheci o MPB em eventos do setor e percebi que o mercado canavieiro estava diante de uma revolução e, a partir do momento que assimilasse o conceito e passasse a utilizá-lo em escala comercial, não haveria máquina adequada para suprir a demanda, por isso, criamos uma moderna máquina de plantio de Mudas Pré-Brotadas em sulcos verticais”, conta Odilo Marion, fundador e presidente da AGRIMEC.
De acordo com Xavier, o lançamento da Transplantadora TUPI vem se somar aos desdobramentos do Sistema MPB, disponibilizado pelo Programa Cana IAC em 2012 e que atualmente tem sido utilizado nas principais regiões canavieiras do Brasil e do exterior.

Por Fernanda Domiciano e Carla Gomes
Assessoria de Imprensa APTA/IAC
fdomiciano@sp.gov.br
midiaiac@iac.sp.gov.br

Notícias por Ano