Unidades de pesquisa da APTA de São José do Rio Preto e Cordeirópolis são visitadas por secretário de Agricultura de SP

Itamar Borges conheceu os trabalhos desenvolvidos pelo IZ, IP e IAC

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, aproveitou o sábado para realizar visitas técnicas a unidades de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), localizadas em São José do Rio Preto e Cordeirópolis. Ao lado do secretário-executivo da Pasta, Francisco Matturro, e do coordenador da APTA, Sergio Tutui, Borges conheceu as estruturas e os trabalhos desenvolvidos e ouviu sugestões e demandas dos pesquisadores, técnicos e produtores parceiros.

“Saio dessas visitas muito impressionado e com a missão de olhar cada vez mais para a pesquisa e para os nossos Institutos, tentando atender o máximo possível das demandas dessas unidades”, afirmou Borges.

A agenda se iniciou na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São José do Rio Preto do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA). Recepcionado pelo diretor da unidade, Edmar Eduardo Bassan Mendes, e pelo diretor do IZ, Enilson Ribeiro, Borges conheceu os trabalhos realizados na área de recuperação de pastagens, nutrição animal e reprodução de bovinos, buscando melhorias relacionadas à resistência a doenças, precocidade e produtividade.

Ainda em São José do Rio Preto, o secretário e sua equipe visitaram o Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental do Instituto de Pesca (IP-APTA), um espaço com mais de 20 tanques e três laboratórios voltados ao desenvolvimento científico e tecnológico para a cadeia do pescado. A região Noroeste Paulista domina 80% da produção aquícola de São Paulo e é responsável por cerca de 70% do peixe consumido no Estado. A região é banhada pelos rios Tietê, Grande e Paraná e produz, principalmente, tilápia.

A visita foi acompanhada pela diretora do IP, Cristiane Neiva, pelo diretor do Centro, Fernando Stopato e equipe, que mostraram os trabalhos desenvolvidos, como os estudos focados em tilápia e camarão. As pesquisas integram o escopo do Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas (NPOP) da Fapesp, liderado pela Universidade de São Paulo (USP) e co-executado pelo IP.

Cordeirópolis

No final da tarde, a equipe da Secretaria de Agricultura visitou o Centro de Citricultura do Instituto Agronômico (IAC-APTA), localizado em Cordeirópolis. Recepcionado pelo diretor do Centro, Dirceu Mattos Jr, além dos técnicos e pesquisadores, Borges e Matturro conheceram a coleção de citros do IAC, uma das mais importantes do mundo, com mais de 1800 acessos, além do matrizeiro e borbulheira, que fornecem materiais para produção de mudas de todo Estado de São Paulo.

A Clínica Fitopatológica foi outro local visitado. Acreditada por padrão internacional, realiza análises com metodologia qPCR, para diagnosticar os agentes causais de doenças como CVC, HLB, cancro cítrico e pinta preta. A visita foi finalizada nos Laboratório de Biotecnologia e Laboratório de Fisiologia, com tecnologias de ponta para o desenvolvimento de pesquisas.

O Centro de Citricultura do IAC é referência no Brasil e no mundo por sua excelência científica, atuando em quatro programas: biotecnologia, fisiologia da produção, fitossanidade e melhoramento genético.

O Estado de São Paulo é o maior produtor de citros do mundo, um setor que gera US$ 14 bi por ano. De cada cinco copos de suco de laranjas consumidos no mundo, três foram produzidos com laranjas paulistas.

Participaram da visita nas três unidades: prefeito de Cordeirópolis, José Adinan Ortolan; vice-prefeita de Cordeirópolis, Fátima Celin; ex-prefeito de Rio Claro, Du Altimari Filho; vereadora, Neusa Damélio; vereador, José Rodrigues; vereador, Diego Fabiano; produtor e presidente da Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM), Antonio Carlos Simoneti; produtor e presidente da Câmara Setorial do Pescado, Martinho Colpani; presidente-executiva da PeixeSP, Marilsa Patrício; presidente do conselho deliberativo da Peixe SP, Emerson Esteves; presidente de Santa Albertina, Juninho Formigoni; e coordenador do curso de veterinária do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp), Halim Atique Netto.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa APTA