bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

V Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado aborda acesso e aproveitamento integral do produto

O V Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE) acontece no período de 19 a 21 de junho em Santos (SP), sob a coordenação do Laboratório de Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca (IP-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O evento é promovido pelo Centro do Pescado Marinho do IP e pela UniSantos (Universidade Católica de Santos).   
A quinta edição do SIMCOPE vai abordar aspectos relacionados à disponibilidade, ao acesso e à inocuidade do pescado e seu aproveitamento integral. As palestras e discussões programadas estão relacionadas com três eixos temáticos: inovação tecnológica, segurança alimentar e políticas públicas.
Paralelamente ao simpósio, estão previstos vários eventos. Um deles é o “IV Encontro de Tecnólogos de Pescado”, destinado aos profissionais das diversas áreas envolvidas em ciência e tecnologia do pescado. Outro é o "II Workshop Empresarial", que visa atender à demanda de informações referentes a pacotes tecnológicos para a indústria e abordar aspectos da produção, segurança alimentar, viabilidade econômica da carne mecanicamente separada do pescado e linhas de financiamento de pesquisa para a indústria. 
Um terceiro evento é o “I Encontro da Pesquisa, Inspeção, Vigilância Sanitária e Extensão”, que discutirá a inclusão do pescado na alimentação escolar, abordando aspectos sanitários, segurança de consumo e logística com representantes dos Serviços de Vigilância Municipal, Estadual e Federal e das Secretarias de Saúde e Educação. Também está previsto o “I Encontro da Rede Qualipescado”.
A Rede Qualipescado faz parte de um projeto do Instituto de Pesca, iniciado em 2009 com algumas instituições de pesquisa. Os objetivos da rede são os de  realizar estudos colaborativos de métodos analíticos tradicionalmente utilizados no controle da qualidade do pescado, bem como a uniformização das metodologias utilizadas regularmente na pesquisa.
Haverá ainda a realização de três minicursos: (1) “Procedimentos de detecção de parasitas zoonóticos do pescado”; (2) “Treinamento em Quality Index Method – QIM”; e (3) “Curtimento de pele de pescado”. E também uma “Oficina Gastronômica”, que vai apresentar pratos elaborados com carne mecanicamente separada (CMS) de pescado, durante o “Concurso Gastronômico da UniSantos”.
O SIMCOPE é destinado a veterinários, engenheiros de alimentos, nutricionistas, zootecnistas, biólogos, oceanógrafos, profissionais da área de controle de qualidade e processamento industrial, fiscais da vigilância sanitária, pesquisadores e estudantes. O evento vai ocorrer na UniSantos, na cidade de Santos (SP).
O simpósio é patrocinado por MGS Foods; ECOMAR Indústria de Pesca S/A; DAMM Produtos Alimentícios e Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG), e tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Asociación Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescados y Mariscos (ANFACO), do Portal do Peixe e do INFOPESCA.
Outras informações podem ser obtidas no site http://www.simcope.com.br.
Centro de Comunicação do Instituto de Pesca
Antonio Carlos Simões,
(13) 3261-5474 e (11) 3871-7588/0532/7569
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Notícias por Ano