bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Videira vinícola pode alcançar melhores índices de maturação na média altitude paulista

Melhores índices de maturação da videira vinícola podem ser alcançados com o melhor aproveitamento das condições do meio, proporcionado pelas condições críticas da média altitude paulista que demandam rigor na condução da atividade. O vento, o quadrante do ano de maior disponibilidade hídrica, as janelas térmicas de verão e outono/inverno e os solos da região, por exemplo, podem em alguns casos armazenar água mais tempo do que o desejado para a melhor qualidade da uva e do vinho locais.
É o que concluem os pesquisadores Antonio Odair Santos, Glauco de Souza Rolim, José Luiz Hernandes e Mário José Pedro-Jr, do Instituto Agronômico (IAC-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Dados do ciclo da videira colhida no verão (poda normal, no inverno) e colhida no inverno (poda no verão), em São Paulo, dão boa idéia das condições de maturação da uva na média altitude paulista, dizem os pesquisadores. “Verifica-se que a maturação fisiológica da baga é jogada em quadrantes diferentes das estações do crescimento, no que se refere a soma térmica e disponibilidade hídrica, o que resulta em condições diferenciadas para a maturação tecnológica e fenólica da uva.”
Com base na análise dos dados, os pesquisadores sugerem que “as condições para a maturação fisiológica e fenólica da videira no outono/inverno (SI) são mais favoráveis, principalmente para Vitis vinifera. Para as variedades americanas híbridas, menos exigentes que as viníferas verdadeiras, as condições da SV (safra de verão) e da SI (safra de inverno) tendem a produzir resultados menos contrastantes, considerando-se somente a disponibilidade térmica e hídrica; a pressão fitopatológica esperada também é menor na SI, muito embora o desenvolvimento dos ramos da videira, neste período, ainda coincida com um período de precipitação mais intenso”.
Link: íntegra do artigo A maturação fisiológica da videira vinícola em São Paulo
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Acompanhe a Secretaria de Agricultura no Twitter

 

 

Notícias por Ano