bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Video mapping e projeções fulldome são destaques do projeto “Arte Palavra Alimento”

Entre os dias 01/11 e 13/11/2016, São Paulo recebe o projeto “Arte Palavra Alimento”, que promete aguçar os sentidos dos visitantes com estímulos visuais de última geração. Na ocasião, os mais renomados VJs especialistas em produções audiovisuais com projeções de vídeo 360°, VJ Spetto, VJ Zaz e VJ Ortega, farão apresentações ao vivo em três domos para contar de maneira inédita a evolução da relação entre os seres humanos e a obtenção e produção de alimentos. As projeções serão realizadas na sede do Instituto Biológico (IB-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na Vila Mariana, São Paulo.
A visitação é gratuita e o patrocínio é da empresa Syngenta. A realização é da produtora cultural Incentivar, empresa do Grupo Komedi, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Instituto Biológico é um dos apoiadores do projeto.
Para conferir esse VJ Set exclusivo, os visitantes percorrem um caminho formado por três grandes domos geodésicos (cúpulas de até 8,5 metros de diâmetro especialmente concebidas para projeções de vídeos a 360°). “A escolha pela realização das performances em domos é para promover a imersão do visitante no assunto. Numa tela fulldome, o espectador está literalmente dentro da projeção.  Então tudo muda; o jeito de pensar o roteiro, a ação e a técnica de produção. O timing também é outro, pois uma informação que cruza o domo deve respeitar o tempo de observação, não dá para fazer tudo tão rápido, pois não há tempo hábil para acompanhar a informação trafegando no espaço. Temos que respeitar o espaço. É uma evolução na comunicação, nesse caso, utilizada como forma de ensino. Respeitamos a forma para expressar melhor o conteúdo”, explica VJ Spetto.
O objetivo do projeto é fazer com que o público se sinta parte da história, demonstrando como a necessidade de alimento contribuiu para a mudança no modo de vida dos grupos humanos e, atualmente, movimenta diversas cadeias produtivas da economia até chegar às mesas. O conteúdo das projeções destaca a presença dos principais alimentos consumidos pelo homem desde 5 mil anos A.C. até os dias atuais, além de abordar questões importantes como segurança alimentar e desperdício. “É uma grande oportunidade para nós podermos participar de iniciativas culturais, especialmente de projetos como o Arte Palavra Alimento, que além de ter uma abordagem inovadora, destaca os desafios da segurança alimentar. O conteúdo transmite a mensagem de esperança no futuro, mas com atenção voltada para a necessidade de mudança de hábitos agora”, explica Pablo Casabianca, Diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta.
Léo Scopin, produtor cultural da produtora Incentivar, explica que “as escolhas para o projeto partiram do desejo de proporcionar programação cultural gratuita e entretenimento, mas com uma mensagem para reflexão crítica e educativa, atuando na formação do público para as artes visuais, por meio de novas mídias”.
De acordo com Antonio Batista Filho, diretor-geral do Instituto Biológico, esta é uma oportunidade para as pessoas também conhecerem melhor o trabalho realizado pelo instituto de pesquisa paulista e seus espaços de transferência do conhecimento. “Além das projeções, o público poderá conhecer o cafezal urbano e as pesquisas e prestações de serviços realizadas pelo Instituto Biológico nas áreas de sanidade animal e vegetal.  Também será possível visitar a exposição Planeta Inseto”, afirma. As visitas no Planeta Inseto são realizadas de terça a domingo, das 9h às 16h.
Nas projeções você encontrará:
DOMO 1 (6 metros): Projeção mapeada intitulada “Palavra, som da vida”.
DOMO 2 (8 metros): Projeção fulldome intitulada “O alimento e o tempo”.
DOMO 3 (8 metros): Projeção fulldome intitulada “Nós e o amanhã”.
SERVIÇO
“Arte Palavra Alimento”

Uma viagem no tempo em fulldome
Data:
01/11 a 13/11/2016
Local: Instituto Biológico de São Paulo
Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana
São Paulo – SP
CEP: 04014-002
Horários
Segunda a sexta-feira: das 9h às 12h | das 13h às 17h
Sábados, domingos e feriado: das 11h às 18h
Classificação etária: livre
ENTRADA GRATUITA
FICHA TÉCNICA
Realização: Incentivar Projetos | Grupo Komedi
Produção executiva: Léo Scopin e Thais Milagres
Patrocínio: Syngenta
Direção artística, produção e execução:  United VJs
Roteiros: United VJs, Maurício Adachi, Eduardo Saretta e Thais Milagres
Apoio: Instituto Biológico de São Paulo, Grupo Komedi e Ministério da Cultura.
Projeto realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, seus 28 mil funcionários em mais de 90 países trabalham para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Para saber mais, acesse www.syngenta.com e www.goodgrowthplan.com. Siga-nos no Twitter® em www.twitter.com/Syngenta 
Sobre o Grupo Komedi
Com mais de 24 anos de mercado, o Grupo Komedi é especialista na gestão e produção de projetos culturais e esportivos, utilizando-se de leis de incentivo fiscais federais, estaduais e municipais. Com unidades em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e São Bernardo do Campo, o grupo tem como missão gerar valor para seus clientes, aliando o desenvolvimento social às metas corporativas e valores de seus parceiros, promovendo o acesso à cultura e ao esporte, além de fomentar educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento humano.
Essa missão nasceu com a Editora Komedi que, desde de 1992, publicou inúmeros títulos, desde livros corporativos a obras que promovem acesso à leitura e à cultura para milhares de pessoas, principalmente crianças. Atualmente, a Komedi Projetos, por meio das produções culturais, artísticas e esportivas, leva, a todas as regiões do país, ações de alto impacto e de relevância para a sociedade e para seus parceiros.
Sobre o Instituto Biológico
O Instituto Biológico (IB-APTA) é um instituto de pesquisa e prestação de serviços ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O IB tem como missão desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida da população. O instituto é referência brasileira em pesquisas na área de sanidade animal e vegetal. Além  das pesquisas e prestação de serviços mantém os projetos educacionais como Planeta Inseto e Ciclos Econômicos Agrícolas, com exemplares de Pau-brasil, cana-de-açúcar, café e seringueira. O objetivo é promover a educação ambiental e divulgação da ciência de forma lúdica e interativa.
Informações para a Imprensa: Fonte Comunicação – (19) 3794-8902
Roberta Pelaquim (19) 9.8885-1710 | roberta@fontecomunicacao.com.br
Ana Laura Lopes (19) 9.8889-8430 | imprensa@fontecomunicacao.com.br
Luciana Ramos: (19) 9.8180-8430 | luciana@fontecomunicacao.com.br
Emília Zampieri (19) 9.9690-2823 | emilia@fontecomunicacao.com.br

Notícias por Ano