bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Workshop apresenta diagnóstico da irrigação por pivô central no Nordeste Paulista

O Pólo Nordeste Paulista/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza no dia 11 de novembro de 2009, em Mococa (SP), o “Workshop - Diagnóstico da Irrigação por Pivô Central na Sub-Bacia Tambaú-Verde”. O evento, destinado a irrigantes e técnicos, é patrocinado pelas empresas Germek Equipamentos e Lindsay América do Sul e tem o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 
O workshop vai discutir estudo sobre a irrigação por pivô central, que é responsável pela sucessão de importantes culturas irrigadas da região Nordeste Paulista, como batata, cebola, milho e feijão, entre outras, explica a pesquisadora e coordenadora do evento Jane Maria de Carvalho Silveira. A tecnologia contribui com o dinamismo econômico do agronegócio da região pela alta produção agrícola das culturas irrigadas, geração de empregos, segurança na produção de alimentos e formação de divisas. A sub-bacia Tambaú-Verde destaca-se, entre as sub-bacias que compõem a Bacia do Rio Pardo (UGRHI 4), pelo seu alto índice de irrigação por pivô central nos municípios de Casa Branca, Itobi, Mococa, São José do Rio Pardo, Tambaú e Vargem Grande do Sul.
Para complementação do trabalho, foram realizadas 28 visitas a propriedades agrícolas e realizado levantamento de mais de 50 equipamentos, conta Jane Silveira. Além de conhecer os resultados da pesquisa, o público presenciará palestras referentes ao tema no período da manhã. À tarde, será realizada a parte de campo em área de pivô de uma propriedade agrícola.
No campo, serão focados três temas. O primeiro trata da avaliação de equipamento que vai desde a unidade de bombeamento até o pivô propriamente dito e será ministrado pelo professor Edson Matsura. O segundo refere-se a manejo da irrigação, focando instrumentos utilizados para o manejo da água no solo, e será tratado pela pesquisadora Regina Matos. O terceiro em campo será uma demonstração da construção do perfil do solo, apresentada pelo pesquisador Afonso Peche Filho. Os participantes serão divididos em três grupos e cada grupo acompanhará um tema.
Além da pesquisadora Jane Silveira, participaram do estudo Agmon Rocha e Edson Matsura, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp; Emilia Hamada, do CNPMA/Embrapa; Emílio Sakai e Regina Matos, do Instituto Agronômico (IAC-APTA); e Sebastião de Lima Júnior, do Pólo Nordeste Paulista. Na primeira fase, foram identificados e quantificados cerca de 420 pivôs com o auxílio da imagem de satélite CCD-CBERS (Inpe, 2008).
O workshop será realizado na sede do Pólo Nordeste Paulista - Avenida Presidente Castelo Branco, s/no – Mococa – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3656-0200 ou pelo e-mail jane@apta.sp.gov.br.
Link: Programação completa
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agricualturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

 

Notícias por Ano