Workshop sobre clima mundial é realizado pelo Instituto de Zootecnia

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia, realizou um workshop sobre o clima mundial, no dia 26 de novembro de 2015, para simular as negociações da Conferência Climática que ocorrer com a participação dos países na COP-21, em Paris.
Os participantes fizeram um trabalho científico sobre as mudanças climáticas, usando como ferramenta um simulador computacional interativo que reproduz as decisões dos representantes das diversas nações do mundo impactam o sistema climático global.
Estas decisões se relacionam com as emissões de gases de efeito estufa, desmatamento, reflorestação, florestação, fundo de financiamento e investimento para a mitigação e adaptação as mudanças climáticas.
Professores universitários, pesquisadores científicos, membros de Organizações Não Governamentais, engenheiros ambientais representantes de empresas privadas, câmara de vereadores e prefeituras, estudantes de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e servidores do corpo técnico do Instituto de Zootecnia participaram do treinamento.
Na opinião do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o evento contribuiu para o entendimento das dinâmicas que emergem com as negociações das nações em busca de um acordo global sobre as mudanças climáticas e desenvolvimento de uma compreensão mais profunda de como enfrentá-las. “Isto é importante para formular pesquisas que buscam soluções para a resiliência da produção animal aos impactos das mudanças climáticas, fazendo com que a agricultura caminhe em sintonia com o ambiente, atendendo as diretrizes do governador Geraldo Alckmin”, disse.