XII Encontro sobre a cultura do Amendoim tem palestras do IEA e das Câmaras Setoriais

O Amendoim é a estrela de um encontro que começou ontem, (13/08), no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Jaboticabal, em São Paulo. O professor Pedro Luís da Costa Aguiar Alves, diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), responde pela coordenação do evento. A palestra de abertura foi apresentada por Luiz Antônio Vizeu, presidente da Câmara Setorial do Amendoim da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Na sequência, Renata Martins, pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta), também da Secretaria de Agricultura, apresentou um panorama da produção de Amendoim em São Paulo e as áreas em renovação.
A partir da sistematização de dados coletados nos levantamentos de previsão e estimativas de safra realizados pelo IEA, foram destacadas informações estatísticas dos últimos dez anos para área plantada, produção, produtividade, exportações e preços médios praticados. Os resultados apontaram o aumento da produção impulsionado principalmente pelo incremento na produtividade. O volume produzido e a qualidade do grão possibilitaram a ampliação da participação brasileira no mercado externo, tanto para o amendoim descascado quanto para o óleo bruto de amendoim.
De acordo com a pesquisadora, esse cenário favorável foi interrompido na safra 2013/2014 que, atingida por forte seca, registrou queda de 17% na produção com reflexos nas exportações com queda entre 21% e 39%. A safra 2024/2015, quando comparada à anterior, mostra-se em recuperação, com aumento de 10% na área plantada, retomada da produtividade (23%) e recorde de produção (35%), frente ao mercado favorável para as exportações e com aumento dos preços recebidos pelos produtores.
No tocante à utilização das áreas em renovação de canaviais e pastagens, foram coletados dados relacionados aos plantios de soja, amendoim e adubos verdes nessas áreas. Os resultados apontaram a soja como principal cultura produzida nas áreas de renovação. Em 2014, a oleaginosa representou 69% das áreas ocupadas em renovação de pastagens e 47% nos canaviais, especialmente nos EDRs (Escritório de Desenvolvimento Rural) de Itapeva, Orlândia, Barretos e Assis. “Para o amendoim, que em pastagens são importantes os EDRs de Presidente Prudente, Tupã e Marília e nos canaviais Jaboticabal e Assis, observa-se regionais que abrigam a produção de soja e amendoim em áreas renovação de pastagens e canaviais e outras que apresentam a combinações distintas como Jaboticabal e Itapeva. Ainda, cabe destacar que na safra 2013/2014, 18% das lavouras de soja ocuparam as áreas de renovação e 70% da produção de amendoim está nessas áreas, principalmente nos canaviais”, concluiu a pesquisadora.
O evento termina nesta sexta-feira, (14), com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

Serviço:
XII Encontro sobre a cultura do Amendoim

Data: 13 e 14 de agosto
Horário: a partir das 7h30
Local: Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castelane, s/n - Vila Industrial, Jaboticabal, SP
Informações: http://www.funep.org.br/mostrar_evento.php?idevento=478

PROGRAMAÇÃO:

13/08

07h30              Recepção, inscrições e fixação dos painéis
08h                 Abertura
08h20             Câmara Setorial do Amendoim (Luiz Antônio Vizeu)

08h45             Amendoim: produção e as áreas em renovação (Renata Martins - IEA)