bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

XII Seminário de Alimentação Escolar: ITAL reúne profissionais da área de nutrição

Sucesso desde a sua primeira edição, o XII Seminário de Alimentação Escolar traz aos profissionais que estão à frente do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), nos municípios do país, as principais novidades e promove o intercâmbio de informações técnicas sobre a alimentação escolar. O evento será realizado, nos dias 20 e 21 de outubro em Campinas, pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O objetivo é atualizar e ampliar o conhecimento dos envolvidos na coordenação do programa, auxiliando-os nas dificuldades que os municípios encontram em gerenciar o PNAE, dizem Ana Maria Rauen e Dilza Maria Bassi Mantovani (pesquisadoras do ITAL) e Rosana Maria Nogueira (nutricionista da Prefeitura de Campinas). Para as coordenadoras, o evento “trará informações no que diz respeito à logística de abastecimento, mão de obra para a operacionalização do Programa e elaboração do cardápio com restrições financeiras e estruturais, considerando as especificidades de cada um”.
As palestras vão abranger os temas relacionados à importância da alimentação e da nutrição para a prevenção de doenças. Além disso, o evento contará este ano com a presença de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que irá apresentar um panorama do programa e da resolução que prevê o uso de 30% da verba recebida pelos municípios na aquisição de produtos provenientes da agricultura familiar.
“Desde o ano passado, a legislação do programa incentiva a compra de alimentos produzidos em propriedades com características de agricultura familiar. Por isso, queremos que os participantes tirem dúvidas a respeito dessa resolução e conheçam como os municípios do país estão cumprindo esse quesito do programa”, disse a nutricionista Rosana Maria Nogueira.
O Seminário de Alimentação Escolar, evento considerado tradicional no assunto, reúne profissionais de todo o país e propõe a capacitação e atualização dos profissionais da área. Além disso, proporciona a troca de experiências entre os participantes que podem contribuir com as características e particularidades da aplicação do programa nas escolas de sua região.
 “Percebemos que, a cada ano, mais nutricionistas participam do programa. Estes profissionais são os que atualmente estão à frente como responsáveis técnicos do programa, possibilitando melhor adequação do Pnae e da alimentação escolar. Por isso, incentivamos o intercâmbio de informações entre os participantes durante todo o evento. Essa troca se torna cada vez mais importante por sua qualidade técnica”, finaliza Rosana.
As pesquisadoras que coordenam o evento pertencem ao Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos do ITAL. O seminário ocorre a partir das 8 horas na sede do ITAL em Campinas – SP. 
Outras informações estão disponíveis no site www.ital.sp.gov.br.
Assessoria de Imprensa do ITAL
Cleide Elizeu
(19) 3743-1757
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:

www.agricultura.sp.gov.br

www.agriculturasp.blogspot.com

www.twitter.com/agriculturasp 

www.flickr.com/agriculturasp

www.youtube.com.br/agriculturasp

www.facebook.com/

www.delicious.com/agriculturasp

http://www.orkut.com.br

Notícias por Ano