O grande avanço do cultivo da cana-de-açúcar entre 1996 e 2008 no território paulista deu-se, majoritariamente, sobre as pastagens, enquanto a retração de áreas de algumas culturas foi compensada pelo processo de adensamento e maiores produtividades. Esta é a conclusão do trabalho “Análise comparativa da área plantada com cana-de-açúcar frente aos principais grupos de culturas nos municípios paulistas, 1996-2008”, publicado na revista Informações Econômicas (edição de fevereiro/2010) do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O trabalho procurou identificar grupos de municípios paulistas homogêneos, considerando similaridades em relação à dinâmica das áreas cultivadas com café, cana-de-açúcar, citros, eucalipto, seringueira, pastagem, olerícolas, frutíferas, fibras e grãos, especificamente nas unidades produtoras de cana-de-açúcar. O universo do estudo são as unidades de produção agropecuária com cultivo de cana-de-açúcar enumeradas no Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuária (Projeto LUPA), realizado pela SAA nos períodos 1995/96 e 2007/08.
“Se a pesquisa agropecuária alavancou a produção de cana-de-açúcar para a produção de biomassa, ela também é fator determinante para a manutenção e elevação da produtividade e, por conseguinte, da produção para as demais atividades agropecuárias do Estado de São Paulo”, dizem os autores do estudo Mário Pires de Almeida Olivette, Kátia Nachiluk e Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco. O trabalho mostra que, no período, ocorreu aumento na produção estadual dos conjuntos de grãos (210%) e frutas (540%), enquanto café e citrus ficaram praticamente inalterados.
Outros destaques
A edição de fevereiro da revista Informações Econômicas apresenta ainda os seguintes destaques: o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino (Pró-Genética) no Estado de Minas Gerais; estimativas de custo de produção e rentabilidade de plantas medicinais (carqueja cultivada no município paulista de Cajuru); evolução do mercado de trabalho na agropecuária das regiões administrativas do Estado de São Paulo (2000-2006); níveis de consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) por parte da população adulta urbana brasileira; e a nova previsão da safra agrícola paulista 2009/10.
Link: íntegra da revista
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp