Novo livro trata de análise química de resíduos sólidos
Data da postagem: 29 Dezembro 2006
Os elementos presentes no solo têm relação direta com o desempenho de vegetais o magnésio é o principal na formação da clorofila, substância responsável pela produção de carboidratos nas plantas, o fósforo ajuda a formar raízes fortes, o potássio está relacionado com a formação de talos vigorosos ... e por aí vai a estreita dependência entre a adequada fertilidade do solo e o desenvolvimento de culturas.
Esse cenário mostra a necessidade de planejamento exaustivo no uso de resíduos na agricultura. Os estudos exigem análises químicas, ensaios de laboratório, estudos em casa de vegetação e ensaios de campo. As pesquisas envolvem a possibilidade de determinado resíduo causar poluição química e biológica, podendo afetar a biodiversidade e o ser humano. Sobre esse tema e seus reflexos trata o livro recém-lançado Análise Química de Resíduos Sólidos para Monitoramento e Estudos Agroambientais. A obra conta com 10 autores, sendo quatro pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC) e um aluno do curso de pós-graduação do IAC. No grupo há também professores da ESALQ, UFSCar, UNICAMP e pesquisadores da CETESB e Alcoa Alumínio S.A.
A aplicação agrícola de rejeitos industriais isoladamente ou misturados a outros rejeitos orgânicos ou substratos tem sido avaliada como possível destinação dos resíduos gerados em vários processos industriais. Como essa prática tem reflexos ambientais importantes, é necessário definir protocolos de análises confiáveis e isso foi feito nesse livro. São 177 páginas ilustradas com fotos coloridas e tabelas, em papel couche. A obra custa R$ 40,00 e pode ser adquirida na sede do IAC, em Campinas, ou pelo site da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - www.fundag.br .
Segundo os editores do livro, a pesquisadora do IAC, Mônica Ferreira de Abreu, e o professor do Instituto de Química da Unicamp, João Carlos de Andrade, os procedimentos se mostraram rápidos e de fácil execução em laboratórios de rotina, sendo modificados a partir de recomendações conhecidas e regulamentadas por órgãos oficiais, como a CETESB, a US-Enviromental Protection Agency (US-EPA) e o IAC, levando-se em conta também as orientações propostas pelos órgãos oficiais de fiscalização CETESB, CONAMA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Todo o trabalho foi desenvolvido com base nesses métodos. As atividades de rotina e os testes de protocolos foram feitos no IAC.
De acordo com a pesquisadora Mônica Ferreira de Abreu, antes de ser utilizado na agricultura, um resíduo, de qualquer procedência, deve ser analisado para verificar se em sua composição não há substâncias em quantidades elevadas que possam vir a prejudicar o solo e os aqüíferos subterrâneos. Tanto as normas da CETESB como as do CONAMA para lodos de esgoto exigem caracterização do material para avaliar o seu potencial agronômico, bem como o monitoramento da área onde o resíduo foi aplicado, diz. Ela explica que os protocolos sugeridos no livro foram testados e podem ser usados indistintamente nos diferentes tipos de resíduos, como lodos das estações de tratamento de esgotos ou outros rejeitos industriais.
Na avaliação dos editores, a obra traz opções de análises apropriadas para o monitoramento e estudos agroambientais de solos submetidos à disposição de resíduos para fins agrícolas. Essa análise é sustentada na participação efetiva do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico, que tem larga e reconhecida experiência nesse tipo de trabalho. O IAC foi pioneiro em análises de solos no Brasil e mantém importante Programa de Qualidade de Análises de Solos, por meio do qual orienta 89 laboratórios de 12 estados brasileiros e do Uruguai, atribuindo selo de qualidade àqueles que atendem às exigências do Programa.
Veja os temas abordados nos 10 capítulos
A Utilização de Resíduos na Agricultura
O Solo e a Qualidade do Ambiente -
Resíduos de Origem Orgânica: O Lodo de Esgoto Doméstico
O Processamento da Bauxita para a Produção de Alumínio: O Processo Bayer
A Disposição de Rejeitos em Solos Agricultáveis
Remediação de Solos Contaminados com Elementos Tóxicos
Conceitos Básicos de Qualidade no Gerenciamento de Laboratórios de Análise
Procedimentos Básicos de Amostragem
Protocolos de Análises Químicas
Protocolos para a Avaliação Dinâmica de Resíduos Orgânicos no Solo
SERVIÇO
O livro pode ser adquirido:
no IAC av. Barão de Itapura, 1481, Guabara, Campinas, SP.
na FUNDAG rua Visconde de Taunay, 429, Vila Itapura, Campinas, SP ou pelo site www.fundag.br
Preço: R$ 40,00