Durante o IV International FoodTech Forum, a pesquisadora e vice-diretora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Gisele Anne Camargo, recebeu o prêmio Innovation Awards - Pesquisador do Ano, por suas contribuições à promoção da inovação em alimentos no Brasil. Para Gisele, a premiação é um reconhecimento dos esforços que o Ital e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) - órgão que coordena as instituições de pesquisa científica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP -, como um todo, têm empenhado na valorização constante da inovação enquanto elemento central da pesquisa do agro paulista. “É um prêmio para pesquisadores, mas é, antes de tudo, um prêmio de inovação, dedicado a novos modelos de inovação”, comenta.
A vice-diretora acredita que tenham sido determinantes para sua indicação, suas contribuições para viabilizar o Tropical Food Innovation Lab, novo hub de inovação na área de alimentos que está sendo instalado no Ital, em Campinas, e será um local de excelência na América Latina para desenvolver produtos sustentáveis em alimentos e bebidas, de forma colaborativa entre startups, empresas, investidores, universidades e instituições de pesquisa. A promessa é acelerar a inovação no setor. “Eu contribuí para que criássemos esse modelo público-privado do Tropical Food Innovation Lab. Um modelo de compartilhamento de área com governança compartilhada, com linhas bem definidas de atuação, junto com empresas e com grande investimento privado”, pontua Gisele. Para ela, o prêmio valorizou sua trajetória em busca de novos modelos que propiciem que a inovação chegue de fato à área de alimentos, bebidas e embalagens.
A pesquisadora recebeu o prêmio das mãos do CEO da Food Tech Hub Latam, Paulo Silveira, e do diretor de assuntos institucionais do Ital, Luís Madi, que a precedeu como vencedor do prêmio.
Sobre o IV International FoodTech Forum e IV FoodTech Expo
Evento de calibre internacional sediado no Ital, nos dias 13 e 14 de junho, o IV International FoodTech reuniu representantes de algumas das maiores empresas de alimentos do mundo, renomadas instituições de pesquisa, startups e especialistas em geral para discutir o futuro da indústria de alimentos no país e no mundo. A edição teve como tema central, “Transformando a indústria de alimentos no Brasil através da inovação”. Estiveram presentes representantes de grandes e consolidados ecossistemas de inovação através do mundo, além de autoridades de órgãos internacionais, como a FAO.
Ocorrendo paralelamente, a IV FoodTech Expo reuniu mais de 20 startups do Brasil, da América Latina e de outros continentes, apresentando muitas inovações e trazendo ao público ideias disruptivas voltadas a toda cadeia de produção e comercialização de alimentos.
Veja também: Ital sedia evento de importância mundial voltado à inovação em alimentos
Por Gustavo Almeida
Assessoria de imprensa APTA
Crédito image: Bolly Vieira