• Redação Globo Rural
Atualizado em
cachaca-cana (Foto: Divulgação)

As cachaças concorrerão em quatro categorias: descansada, envelhecida, premium e extra premium (Foto: Divulgação)

O Concurso Regional “Cachaça com Ciência”, realizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), acontecerá no dia 15 de setembro na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Para concorrer à premiação, os produtores de cachaça do estado poderão enviar amostras de suas bebidas até o dia 11 de agosto para a agência.

As cachaças concorrerão em quatro categorias: descansada, envelhecida, premium e extra premium. Serão selecionadas as três melhores bebidas de cada categoria segundo os critérios visual, olfativo, gustativo e final, que considera qualidade, retrogosto, harmonia e personalidade da cachaça.

"Será uma oportunidade para que os produtores de cachaça divulguem seus produtos. Alguns chegam a relatar que a procura pela cachaça cresceu em até 30% após conquistarem medalhas em concursos”, disse Gabriela Aferri, responsável pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Jaú da APTA.

O concurso faz parte IV Encontro DNA – Desenvolvendo Nosso Agronegócio e maiores detalhes podem ser encontrados no site do evento.

O júri responsável pela avaliação das bebidas será composto por Gabriel Dalla Colleta, diretor técnico da Confraria Paulista da Cachaça; Ana Carolina Corrêa, diretora da Confraria Paulista da Cachaça; Guilherme Chagas Monteiro, procurador da Fazenda Nacional e vice-presidente da Confraria Paulista da Cachaça; João Almeida, sommelier de cachaça; Maurício Maia, presidente da Cúpula da Cachaça; Milton Lima, membro da Cúpula da Cachaça; e Aline Bortoletto, pós-doutoranda em cachaça pela Esalq/USP.