Data da postagem: 03 Dezembro 2014
Crianças adoram insetos. Em geral, os pequenos curtem observar e até arriscam pegar esses seres bem menores que eles. Mas muitas vezes o contato se dá somente por meio de filmes ou livros, porque nas grandes cidades não há tantas oportunidades de contato com a bicharada na vida real. Imagine então poder vê-los de pertinho e sem correr o risco de tomar uma ferroada das abelhas. Pois essa brincadeira é possível com quatro espécies de abelhas sem ferrão, nativas do Estado de São Paulo, que o Instituto Biológico (IB-APTA), reuniu na Capital Paulista, onde o Instituto mantém o único zoológico de insetos do Brasil.
O Planeta Inseto foi criado há quatro anos pelo Instituto Biológico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A partir de 5 de dezembro de 2014, o novo espaço, chamado Recanto das Abelhas, será incorporado para comemorar o aniversário do Planeta Inseto e oferecer uma opção de diversão durante as férias escolares. O espaço abrigará o total de oito colmeias de abelhas. O Planeta Inseto é certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia, fica na Vila Mariana, em São Paulo, e é aberto para visitação de terça a domingo. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail
planetainseto@biologico.sp.gov.br ou telefone (11)-2613-9500/ 9400.
As abelhas Jataí, Iraí, Mandaçaía e Uruçu-Amarela compõem o grupo em exposição. Além de proporcionar diversão, elas desempenham importante papel para o equilíbrio ambiental. De acordo com o Diretor-geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho, elas são responsáveis pela polinização de grande parte das espécies vegetais existentes e, portanto, fundamental para a alimentação humana, além de produzirem mel de excelente qualidade. Os principais objetivos dessas atrações estão na difusão de informações acerca da produção de mel pelas abelhas sem ferrão e a educação ambiental, afirma Batista. A iniciativa conta com o apoio da empresa Syngenta.
O Planeta Inseto está sediado no Museu do Instituto Biológico e possui autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde 2010, o Museu já recebeu cerca de 120 mil visitantes.
Inauguração do Recanto das Abelhas
O evento de inauguração do Recanto das Abelhas será no dia 5 de dezembro, às 8h30, no Instituto Biológico, na Capital Paulista. Os participantes poderão coletar e degustar o mel das abelhas sem ferrão.
Durante o evento, será lançado o livro Planeta Inseto, de autoria de pesquisadores científicos do Instituto Biológico. A publicação contempla dioversos conteúdos da entomologia, curiosidade sobre os insetos, controle biológico, biodiversidade, função dos insetos na produção de alimentos e outros produtos para o homem, além da importância para a saúde pública e ambiental e suas organizações sociais. A publicação é ilustrada.
Planeta Inseto
Além das abelhas, os visitantes podem ver baratas praticando corrida, lagartas tecendo fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e insetos que se assemelham a gravetos.
A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público 25 atrações. De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana. Existem mais de um milhão de espécies de insetos conhecidas e acredita-se que há mais outras sete milhões a serem descobertas. Eles representam mais da metade do nosso planeta. Apenas as formigas ocupam 15% do peso da Terra, afirma Batista.
Serviço
Planeta Inseto Museu do Instituto Biológico
Endereço: R. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana, São Paulo
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h
Texto: Fernanda Domiciano
Edição: Carla Gomes (MTb 28156)
Assessoria de Imprensa APTA
19 2137-0616/0613