Estado vai investir R$ 830 mil em ovinos e caprinos no Sudoeste Paulista

Por José Venâncio de Resende O governo do Estado vai investir, nos próximos três anos, R$ 830 mil no programa de geração e transferência de tecnologias e material genético de caprinos e ovinos do Pólo APTA Sudoeste (unidade de Itapetininga), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, dos quais R$ 400 mil em 2008. O objetivo é apoiar o desenvolvimento da ovino-caprinocultura em moldes familiares e em bases técnico-científicas, proporcionando geração de emprego e renda na atividade, segundo João Elzeário Castelo Branco Iapichini, chefe da UPD (Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento) de Itapetininga. No dia 16 de maio, o governador José Serra anunciou recursos de R$ 10 milhões para a agricultura regional, entre regularização fundiária, obras em assentamentos e apoio à produção rural. O setor vai ser beneficiado, ainda, com o valor de R$ 142 milhões para a infra-estrutura regional (recuperação de estradas vicinais e de estradas rurais de terra). Esse montante faz parte dos R$ 382 milhões que o governador anunciou, durante a inauguração do Fórum Permanente de Desenvolvimento Regional em Itapetininga, para investimentos em setores como saúde, educação, habitação, saneamento e transportes. O Fórum é uma iniciativa das Faculdades Integradas FKB, TV Tem e SEBRAE – SP. Projeto PECO O “Programa de Expansão e Consolidação da Caprino-Ovinocultura Paulista: Políticas Públicas e Pesquisas para o Desenvolvimento Agrofamiliar Regional” (Projeto PECO) tem como objetivos específicos caracterizar o produtor familiar da região, aumentar a produção e produtividade por meio da melhoria sanitária, nutricional e zootécnica do rebanho, desenvolver sistemas tecnológicos para a produção econômica e sustentável, promover a capacitação e treinamento de técnicos e de produtores, estimular a organização dos produtores familiares, viabilizar a colocação dos produtos em mercados convencionais, artesanais, institucionais, orgânicos, solidários, justos, etc., avaliar a infra-estrutura de produção, beneficiamento e comercialização com vistas à melhoria da qualidade dos produtos e derivados, estimular a implantação e o crescimento das agroindústrias e aumentar a oferta de ovinos e caprinos no Estado. Para viabilizar o projeto, serão realizados investimentos na recuperação estrutural e funcional da UPD Itapetininga, em redes de referência para a caprino-ovinocultura familiar, na produção de ovinos e caprinos em sistemas agropastoris, na geração e difusão de material genético e em alimentos alternativos para a produção de ovinos e caprinos. “Os recursos vão ser usados, basicamente, na recuperação estrutural da unidade, composição laboratorial, instalações zootécnicas, recuperação da área de pastagens, tudo relacionado à produção e pesquisas com caprinos e ovinos”, diz Iapichini. “Além disso, vamos participar de diagnósticos de produtores de agricultura familiar e com isso elencar pesquisas que contemplem a necessidade deles. Parte desse recurso vai ser usada também em melhoramento genético de rebanho, procurando incentivar a colocação de produtos mais baratos desses produtores de origem da agricultura familiar.” Outra linha de trabalho é o aproveitamento de resíduos agrícolas no qual o produtor pode lançar mão de recursos de alimentos baratos que possam trazer benefícios e viabilização econômica nos seus empreendimentos, acrescenta o pesquisador. 50 anos de pesquisas Segundo Iapichini, a UPD Itapetininga, antiga “Peco”, está completando 50 anos de pesquisas. “A unidade vem contribuindo há vários anos em pesquisas na área de ovinos e caprinos, principalmente na produção de lã. Hoje, o mercado demanda produtos de carnes. Por isso, nós trabalhamos essencialmente com raças destinadas a produtos de carnes e pesquisas na área de geração de conhecimento, nutrição e alimentação, sanidade, etc. Os resultados são levados aos produtores da região do Sudoeste do Estado.” Além de João Iapachini, o Projeto PECO será desenvolvido pelos pesquisadores Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues, Diorande Bianchini, Alcina Maria Liserre, Frederico Fontoura Leinz, Simone Raimundo de Oliveira, Márcio Ito, Edison Ramos Júnior, Valdir Josué Ramos, Eduardo Yuji Watanabe, Vera Lúcia Nishijima Paes de Barros, Cristina Fachini e Ernesto Quast. A equipe atuará em parceria com pesquisadores de outras instituições da APTA e técnicos das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente, além da Casa de Agricultura local. Assessoria de Comunicação Social (11) 5067-0424 (19) 3743-1679 (APTA - Campinas)