Pesquisador da APTA será homenageado como Agrônomo do Ano em Ribeirão Preto

O pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), José Roberto Scarpellini, será homenageado pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) como Agrônomo do Ano. A cerimônia será realizada em 28 de novembro, às 19h30, no Espaço Golfe, em Ribeirão Preto, interior paulista. Scarpellini ingressou no Instituto Biológico (IB-APTA), em 1988. Desde 2002 atua no Polo Regional Centro Leste da APTA, onde realiza pesquisas na área de parasitologia vegetal. Em 2012, assumiu a diretoria da Unidade.

O Polo Regional Centro-Leste, da APTA, tem relevante papel no desenvolvimento da agricultura diversificada e incentivo ao plantio direto na região, com participação em discussões do destino da área rural e urbana de Ribeirão Preto. A unidade da APTA tem atuação junto à Prefeitura Municipal, sindicatos rurais, Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACI), entre outras entidades.
De acordo com a AEAARP, Scarpellini será agraciado em reconhecimento junto à sociedade de Ribeirão Preto e região, pelos trabalhos de pesquisa e atuação técnica no agronegócio regional.
Scarpellini escreveu cerca de 250 trabalhos entre artigos científicos, capítulos de livros, artigos de divulgação técnica, notas cientificas e resumos de congressos. O pesquisador da APTA desenvolve trabalhos em manejo integrado de pragas e defensivos agrícolas. Scarpellini realiza ainda diagnósticos de pragas com emissão de laudos e experimentos com defensivos agrícolas, credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pela I.N 42, e colaborou para o registro de 50 defensivos junto ao Ministério.
O pesquisador da APTA ocupou os mais diversos cargos de direção no serviço público, como diretor regional do Instituto Biológico, por sete anos, e como diretor do Núcleo de Informação e Transferência do Conhecimento (NITC) de Ribeirão Preto, também por sete anos. Atualmente, está em exercício da diretoria do Polo Regional Centro Leste da APTA, estruturando atividades multidisciplinares e de diversificação rural.
Scarpellini participou como membro do conselho deliberativo da AEAARP e diretoria no período de 2003 a 2012. Atuou como vice-presidente eleito do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), por duas gestões (2009 a 2012). Representa a AEAARP no comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, é conselheiro suplente no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAM) e no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), contribuindo para as relações com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e o Governo do Estado.

Perfil

Formado em engenharia agronômica na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), em 1985, Scarpellini trabalhou como professor na Faculdade de Agronomia de Ituverava “Francisco Maeda” (FAFRAM), na área de entomologia, nematologia e acarologia, enquanto cursava o mestrado em entomologia também na ESALQ. Ingressou na pesquisa paulista em 1988, na seção de praguicidas, divisão de defensivos agrícolas, no Instituto Biológico. Em 1998, obteve título de doutor em agronomia, na área de produção vegetal pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
Coordena projetos de pesquisa em parceria com a UNESP (Jaboticabal), Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), Fundo de Defesa da Citricultura (FUNDECITRUS), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Escola Técnica Agrícola ETEC “José Bonifácio”, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), empresas privadas e produtores da região.
As culturas de amendoim, café, citros, feijão, hortaliças, milho, soja, sorgo e cana-de-açúcar são os focos principais de seu trabalho em sanidade vegetal, priorizando atuações em agroenergia e pragas exóticas.

Texto: Carolina Neves (estagiária) e Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
Edição: Carla Gomes (MTb 28156)