bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Leite: Pólo Nordeste Paulista/APTA e CODEAGRO promovem curso em Mococa

Começa nesta terça-feira (dia 17) em Mococa (SP) o curso “Rotinas de trabalho na ordenha: melhor qualidade – maior lucratividade”, realizado pelo Pólo Nordeste Paulista/APTA e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento tem a parceria do Sindicato Rural, Cooperativa de Leite de Mococa, Laticínio Mococa, programa de leite do SEBRAE, Associação de Criadores de Gir Leiteiro, FUNDAG e empresas que atuam no setor como Agromac-Westfaliasurge, Lagoa da Serra, Pfizer e Tortuga.
 O objetivo é esclarecer os produtores, retireiros e ordenhadores sobre os principais problemas encontrados na produção leiteira e elucidar dúvidas sobre as novas especificações da Normativa 51, de maneira a se obter um produto de boa qualidade para o exigente mercado consumidor. O curso terá quatro módulos e vai até 8 de dezembro: reprodução (17/11); alimentação (24/11); sanidade (01/12) e ordenha (08/11).     
A Normativa 51 define o leite como “...o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda”.
Resultados ainda não publicados de dois projetos de pesquisa desenvolvidos no Pólo em parceria com a USP-Pirassununga despertaram a preocupação por maior aproximação com técnicos que atuam na área de lácteos, bem como com os demais profissionais e, no fim do segmento, com o trabalhador que lida literalmente com a extração e produção leiteira. A idéia é passar os resultados e as conclusões dos referidos trabalhos, de modo a atender uma demanda existente nos dias de hoje, dizem os organizadores do evento.
A iniciativa é fruto do trabalho que o Pólo Nordeste Paulista/APTA desenvolve, desde 2005, junto a produtores com o objetivo de melhorar a eficiência produtiva e a qualidade do leite da macrorregião de Mococa (SP). Este trabalho é feito por meio do desenvolvimento e da execução de Projetos de Pesquisa e, principalmente, através da integração com o público, realizando eventos para a capacitação de produtores e trabalhadores da atividade.
Outras informações podem ser obtidas com o pesquisador Weber Vilas Boas Soares (Pólo Nordeste Paulista/APTA), um dos coordenadores do curso, pelo telefone (19) 3656-0200 ou pelo e-mail webervbs@yahoo.com.br.
Link: programação completa
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0402
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Notícias por Ano