IAC abre inscrições para mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical

Estão abertas as inscrições para o mestrado "strictu sensu" na Pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os interessados podem se inscrever até 30 de outubro de 2015 pelo sitehttp://www.infobibos.com/pgiac/inscricoes-processo-seletivo.html.
A entrega da documentação deverá ser feita na Secretaria de Pós-Graduação do Instituto Agronômico, no prédio "Franz W. Dafert", na avenida Barão de Itapura, 1481, Campinas, interior paulista, das 8 horas às 12 horas e das 13 às 16 horas. O envio pode ser feito também pelos Correios, via Sedex, com data de postagem limite até o próximo dia 30 de outubro.
A seleção será realizada em 11, 12 e 13 de novembro de 2015. A avaliação do candidato é composta por análise de documentação e de currículo, prova escrita específica da área de concentração e exame de inglês.
Os interessados podem consultar a relação da documentação exigida e todas as informações sobre o processo seletivo no site. Há informações sobre o programa da prova escrita e as literaturas recomendadas para as três áreas de concentração da Pós-Graduação IAC, que são Gestão de Recursos Agroambientais, Genética, Melhoramento e Biotecnologia Vegetal e Tecnologia da Produção Agrícola. A divulgação dos nomes dos aprovados será em 11 de dezembro, no site do IAC. Os aprovados no processo seletivo iniciarão o curso em 1º de março de 2016.
Projetos da PG-IAC são premiados em congressos nacionais e internacionais
Este ano, dois trabalhos desenvolvidos na Pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico (IAC) foram reconhecidos pela qualidade e agraciados com prêmios. Em agosto de 2015, a aluna Daiana Alves da Silva, orientada do pesquisador e diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, recebeu o Prêmio Jovem Melhorista Alcides Carvalho, no Congresso de Melhoramento de Plantas. Em junho, a aluna Aline Puga foi premiada no 13º International Conference on the Biogechemistry of Trace Elements, realizado em Fukuoka, no Japão. Aline desenvolveu projeto na área de Gestão de Recursos Agroambientais, sob orientação da pesquisadora do IAC, Cleide Aparecida de Abreu. Em 2014, a aluna Lauren Menandro, orientada do pesquisador Heitor Cantarella, foi premiada na categoria mestrado, no 2nd Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST 2014).
A Pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, em nível de mestrado, foi criada em 1999. Desde então, foram formados 373 mestres. O curso é credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Do curso doutorado, iniciado em 2009, há 34 egressos.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destaca o pioneirismo do IAC ao oferecer pós-graduação. “O Instituto Agronômico foi o precursor, dentre os institutos de pesquisa de São Paulo, na criação de cursos de pós-graduação; o sucesso deste modelo de ensino incentivou outros institutos da secretaria de Agricultura a seguirem pelo mesmo caminho. É a valorização do ensino, como incentiva o governador Geraldo Alckmin”, diz o secretário.
Os alunos da PG-IAC têm a possibilidade de conseguir bolsas de estudos junto a financiadoras como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os cursos oferecidos pela Pós-graduação do IAC são direcionados para profissionais das áreas de engenharia ambiental, biologia e engenharia agronômica. Os pós-graduandos são inseridos nos projetos de pesquisa em andamento no IAC. O objetivo da programação é oferecer formação voltada para a pesquisa aplicada, com geração de tecnologias específicas para as cadeias de produção agrícolas.
Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical
Inscrições até 30 de outubro de 2015
Outras informações: pgiac@iac.sp.gov.br ou secretariapg@iac.sp.gov.br