bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Produção paulista de cana-de-açúcar deve cair 1,2%, para 418 milhões de toneladas

A produção paulista de cana-de-açúcar deve apresentar ligeira queda (1,2%) na safra 2009/10, para 418 milhões de toneladas, segundo o levantamento de previsão de safra de abril do Instituto de Economia Agrícola ( IEA-APTA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Os técnicos responsáveis pelo levantamento estimam estabilidade na área plantada em torno de 5,5 milhões de hectares.
Isto indica que, “novamente, de 2009 para 2010 houve contenção na expansão da cultura no Estado, em quase todas as regionais.” Para isso, eles apontam fatores como preço do álcool no mercado internacional abaixo do custo de produção e “tratos culturais errôneos, que parecem comprometer a entrada de novos players no mercado, bem como o rendimento dos canaviais já em produção”.  
Já a produção paulista de café pode alcançar 4,8 milhões de sacas beneficiadas, o que representa aumento de 26,6% em relação à colheita da safra 2008/09. Este desempenho é resultado da maior produtividade “principalmente por conta da bienalidade da lavoura, em uma área de 224,5 mil hectares, 0,7% menor que a passada”.
A previsão IEA-CATI/SAA estima ainda uma colheita de grãos em torno de 6,5 milhões de toneladas, o que representa acréscimo de 3,7% em relação ao ano anterior. Os destaques são os aumentos no volume produzido do milho safrinha (27,8%, para 1,026 milhão de toneladas) e da soja de verão (19%, para 1,4 milhão de toneladas).
Link: íntegra do 4º levantamento (abril) da previsão de safras agrícolas 2009/10
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva (estagiária)
(11) 5067-0424 
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
 

Notícias por Ano