bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pesquisadores do IAC e APTA Regional palestram sobre tecnologias e cenários da canavicultura

As tecnologias que podem levar o setor sucroenergético à canavicultura de três dígitos — produtividade agrícola acima de 100 toneladas, por hectare, na média de cinco cortes da cana-de-açúcar — estarão em debate nesta semana, de 20 a 22 de setembro de 2016. Pesquisadores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ligados ao Instituto Agronômico (IAC) e à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) irão participar do 10º Congresso Nacional da Cana da STAB “Cícero Junqueira Franco”, em Ribeirão Preto, interior paulista.
O pesquisador e líder do Programa Cana IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, irá palestrar sobre o tema “Estratégias de seleção e manejo varietal para otimização de ganhos agroindustriais regionais na canavicultura brasileira.” “Minha intenção é destacar a estratégia adotada pelo Programa Cana IAC para a criação de variedades de cana-de-açúcar, estabelecendo sites regionais com características edafoclimáticas distintas”, explica. A palestra será no dia 21, das 10h às 10h50.
Segundo Landell, essa estratégia permite explorar variedades especializadas em nichos regionais com grande vantagem agroindustrial sobre as chamadas variedades ecléticas. Os materiais de vasta adoção pelos produtores, por apresentar estabilidade em muitos ambientes, são facilmente superados por "variedades especializadas", quando instaladas na região para a qual foram desenvolvidas.
Este tipo de ganho, na estimativa do Programa Cana IAC, atinge números que variam de 5% a 30%. “Estes saltos, ao serem transferidos para a grande lavoura, lançarão a canavicultura do Centro-Sul do Brasil rumo aos três dígitos de produtividade agrícola, trazendo como consequência uma maior sustentabilidade para o agro-cana”, afirma Landell.
Um dos diferenciais do Programa Cana do Instituto Agronômico é a avaliação das variedades em desenvolvimento em diferentes regiões, chamadas de sites de seleção. Ao todo, são dez locais no Brasil, sendo sete no Estado de São Paulo, em que os pesquisadores do IAC selecionam clones promissores e os validam como novas variedades do Instituto para essas condições edafoclimáticas. O objetivo é avaliar o desempenho dos materiais em situações diversas de solos e clima. “Somos o primeiro programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar do Brasil a utilizar essa estratégia de testar variedades em diferentes ambientes. Isso é muito importante para o sucesso de nossos materiais”, diz.
Por exemplo, no site 6, localizado no Mato Grosso do Sul, Paraná e Sudoeste paulista, e no 7, situado na região Oeste e Noroeste de São Paulo, são testadas variedades de cana-de-açúcar tolerantes ao estresse hídrico.
A variedade IACSP96-7569, lançada em 2013 pelo IAC, foi selecionada no site de seleção 7. Esta variedade é indicada para ser colhida de maio a agosto, com alta produtividade e teor de sacarose elevado. A IACSP96-7569 tem ótima adaptação à região Oeste de São Paulo, nos municípios de Andradina, Araçatuba, Presidente Prudente e Adamantina, onde ocorreu a última grande expansão da canavicultura paulista. Ela também vem se destacando em outras regionais de ação do IAC.
“Uma importante contribuição dessas variedades refere-se à ampliação do leque de opções, e consequentemente, o reforço na diversidade genética. Isso redunda em uma estratégia de proteção das lavouras contra doenças e
pragas, viabilizando a proteção do agronegócio canavieiro como um todo”, diz Landell.
Outro tema de palestras será o Sistema de Mudas Pré-brotadas (MPB),  desenvolvido pelo IAC. O pesquisador do IAC, Carlos Alberto Azânia, falará sobre o “Manejo químico e sua seletividade para canaviais cultivados com MPB”. A palestra será no dia 22 de setembro, das 8h20 às 09h10h. O objetivo é apresentar a conclusão dos primeiros estudos sobre o manejo químico de plantas daninhas em campos cultivados com o sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB) de cana-de-açúcar. “Essas informações são as primeiras a serem disponibilizadas à sociedade, tudo o que se conhece a respeito são testes feitos pelos próprios produtores”, afirma.
Segundo o pesquisador, o manejo, que foi comprovado pelas pesquisas, garante seletividade à cana-de-açúcar e controle eficaz sobre as plantas daninhas. “Os estudos permitiram concluir que o manejo químico com seletividade garantida às MPBs é possível de ser obtido ao se aplicar os herbicidas antes do plantio, entre 60 a 30 dias de antecedência, e complementar com uma segunda aplicação, após 40 dias do plantio das MPBs”, diz Azânia.
De acordo com Azânia, as avaliações foram necessárias para checar se o acúmulo de herbicidas nos pontos de crescimento prejudica ou não a brotação das gemas quando plantadas, já que MPBs são cultivadas para formação de viveiros de mudas.
Segundo o pesquisador, foi observado que algumas cultivares de cana-de-açúcar também toleram os efeitos de herbicidas aplicados em pós-emergência das MPBs, logo após o plantio. “Mas, essa modalidade de aplicação de herbicidas pode trazer algum atraso ao desenvolvimento das MPBs, no caso de a cultivar ser pouco tolerante”, diz.
Nessa modalidade, recomenda-se fazer a aplicação de herbicida preferencialmente com uso de pingentes na barra de pulverização, assim menor quantidade será depositada sobre as folhas da cultura. “Os produtores simplesmente aplicam herbicidas sobre as MPBs como fazem no canavial comercial e, muitas vezes, ocorre intoxicação da cultura”, afirma.
O estudo foi conduzido de janeiro de 2015 a agosto de 2016, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Também sobre o sistema de multiplicação de mudas pré-brotadas (MPB), o pesquisador do IAC, Mauro Alexandre Xavier, irá fazer duas apresentações. A primeira focada na utilização do sistema em diferentes espaçamentos entre plantas, com o objetivo de identificar arranjo e distribuição espacial que melhor expressem o potencial de um determinado grupo varietal. “Os dois trabalhos são inovadores — no primeiro, o sistema de mudas pré-brotadas abre caminho para o desenvolvimento de trabalhos, explorando diferentes arranjos espaciais, o que não era possível no sistema tradicional”, diz.
O segundo é sobre a utilização do sistema MPB nas fases iniciais de um programa de melhoramento de cana-de açúcar. “Este trabalho traz a possibilidade de aumentar o tamanho de amostras e utilização de delineamentos com repetições nas fases iniciais de seleções em programas de melhoramento de cana-de-açúcar, o que ao final do processo permitirá redução de tempo no desenvolvimento de variedades regionais e, consequentemente, redução de custo do programa de melhoramento”, explica.
As apresentações de Xavier serão no dia 22, das 10h às 10h20, com o tema “Avaliação de substratos para produção de Mudas Pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar”. No mesmo dia, das 13h30 às 13h5, ele falará sobre “Produtividade de cana-de-açúcar em fases iniciais de seleção de programa de melhoramento genético utilizando o método de multiplicação por mudas pré-brotadas” e, das 13h50 às 14h10, sobre Mudas pré-brotadas (MPB) e produtividade de cana-de-açúcar.
Além dessas apresentações, Xavier também assina com alguns pesquisadores do Programa Cana IAC e da Coplana um artigo que será publicado na Revista Stab (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil), sobre o sistema integrado de produção de mudas pré-brotadas. “Nesse artigo são discutidos a importância e os desdobramentos de modelos de pesquisa e desenvolvimento que incluam instituições de pesquisa, cooperativas e associações de produtores, como o objetivo de garantir aos canavicultores o acesso a novos pacotes tecnológicos, incluindo variedades e MPB, a baixos custos de produção”, resume.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, reconhece a importância de eventos de transferência de tecnologia para contribuir com o setor sucroenergético. “As equipes de nossos institutos, neste caso do IAC, têm intensa interação com os elos da cadeia de produção, justamente como incentiva o governador Geraldo Alckmin”, diz.
No mesmo dia, também irão palestrar outros pesquisadores do IAC —  Heitor Cantarella irá falar sobre “Emissão de gases de efeito estufa associados ao manejo da adubação da cana-de-açúcar”, das 15h às 15h50. A pesquisadora Leila Luci Dinardo-Miranda irá fazer duas palestras, com os temas “Reação de genótipos de cana-de-açúcar a Meloidogyne javanica”, das 14h40 às 15h, e “Princípios do manejo de pragas e de nematoides em cana”, das 17h10 às 18h. O pesquisador, Orivaldo Brunini, irá falar sobre “Cenários climáticos atual e futuro e os efeitos no desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar Exemplos-Brasil- México”, das 16h40 às 17h30.
Vinhaça
Durante o 10º Congresso Nacional da STAB “Cícero Junqueira Franco”, o pesquisador do Polo Regional de Piracicaba da APTA, André Vitti, que integra o Programa Cana IAC, apresentará a palestra “Perdas de nitrogênio e viabilização de fontes nitrogenadas misturadas à vinhaça concentrada”, em 21 de setembro de 2016, às 8h20.
Vitti apresentará os resultados de pesquisa desenvolvida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) sobre as perdas de nitrogênio e doses misturadas em vinhaça concentrada. O objetivo do trabalho foi viabilizar a utilização de fontes amídicas – mais baratas – protegidas ou não, junto à vinhaça concentrada. A ideia é que uma única operação realize a adubação na soqueira da cana.
“A mistura de fontes nitrogenadas junto à vinhaça concentrada tem como enfoque a aplicação superficial da mistura para que não volatilize, evitando a adubação nitrogenada complementar em soqueira, que além de reduzir custos, favorece a parte operacional e ambiental”, afirma.
A palestra terá como foco as perdas de nitrogênio por volatização de fontes nitrogenadas, em especial as amídicas, misturadas a vinhaça concentrada,  quando aplicadas na superfície do solo e sobre a palhada da cana em áreas colhidas sem queima. “Vários são os fatores de perdas de nitrogênio e o desafio é amenizar ou evitar essas perdas proporcionando melhor aproveitamento pela cultura da adubação nitrogenada”, explica o pesquisador do Polo Regional de Piracicaba da APTA.
Por Por Carla Gomes (MTb 28156) e Fernanda Domiciano
Assessoria de imprensa IAC-APTA

Notícias por Ano