Data da postagem: 08 Abril 2009
Com a proximidade da Páscoa, que será comemorada no próximo dia 12, o chocolate, especialmente em formato de ovos, torna-se centro de atenções. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) é de aumento de 4,8% da produção em relação a 2008, totalizando cerca de 24 mil toneladas de ovos de chocolate ou aproximadamente 113 milhões de unidades. O mercado, como é possível observar de maneira privilegiada durante a Páscoa, está receptivo a novidades e as empresas estão respondendo com produtos inovadores.
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, possui uma unidade que atua em pesquisas, desenvolvimento, assistência tecnológica e treinamentos voltados a esta delícia, o Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec ITAL). A pesquisadora Priscilla Efraim, do Cereal Chocotec-ITAL, que atua na área de chocolates, fala sobre as tendências que envolvem estes alimentos. Uma das principais tendências são os chocolates mais especiais. Começamos a ver algumas marcas com produtos com apelo de reserva especial, chocolate especial ou alguma coisa que faça referência a uma qualidade melhorada. Esta diferenciação pode se referir tanto ao cacau de melhores atributos quanto a um processo de fabricação. Assim, esses chocolates, cada vez mais comuns e acessíveis aos consumidores brasileiros, possuem como característica um sabor mais apurado, ou seja, são sensorialmente melhores.
Priscilla diz, ainda, que outra grande tendência já está consolidada no mercado nacional: o chocolate com alto teor de cacau. O produto já era comum fora do País e agora se revela um forte segmento também internamente. Há duas razões que explicam isso: as preferências do consumidor estão se alterando e a questão dos flavonóides do cacau, explica a pesquisadora. Os flavonóides são um grupo de compostos químicos encontrados naturalmente no cacau aos quais estão associados efeitos benéficos à saúde, como ação antioxidante. Vale, no entanto, a recomendação do bom senso: o consumo moderado deve prevalecer. Alguns produtos que estão sendo comercializados para a Páscoa atendem estas características, que vão ao encontro das novas demandas do consumidor.
De qualquer modo, assim como o consumo de chocolates nesta época é intenso, também é comum que alguns dos ovos não sejam consumidos tão rapidamente e fiquem estocados nas casas dos consumidores. Para estes casos, Priscilla dá algumas orientações. O ideal é conservar o chocolate a uma temperatura entre 20 e 25°C, em um lugar da casa que seja mais fresco. O consumidor até pode colocar na geladeira, mas quando for tirá-lo, o chocolate vai sofrer um choque térmico e vai se desestabilizar, perder suas características. Isto não significa, porém, risco para a saúde, mas perda da qualidade.
Atuação do Cereal Chocotec-ITAL
A qualidade do chocolate, bem como as inovações relacionadas a estes produtos, é tema constante de atuação do setor de chocolates do Cereal Chocotec-ITAL. São diversas formas de atuação da unidade, mas que podem ser divididas em quatro grandes segmentos: treinamento, pesquisa e desenvolvimento, assistência tecnológica e análises. O Centro é o único no Brasil que dá treinamentos sobre processo industrial da fabricação de chocolate. Recebemos anualmente várias empresas de chocolate e diversas pessoas interessadas em iniciar a produção de chocolates, atraídas pelo treinamento que ministramos aqui, relata Priscilla acerca do primeiro ponto.
Em 2008, por exemplo, foram 12 edições do curso ministradas a 208 participantes. O treinamento de mão-de-obra qualificada contribui para o incremento da qualidade dos produtos. Ângela Maria Rauen de Oliveira passou por dois desses treinamentos e, hoje, fabrica e comercializa chocolates. Ela conta que fazia os produtos em casa, mas que os cursos do ITAL possibilitaram dar um passo no sentido da industrialização. Para montar um lugar para fabricar e a loja, precisava de mais informações na parte técnica. Os cursos do ITAL me ajudaram a entender melhor todo o processo, desde o cacau. Ajudaram a conhecer mais, a valorizar o meu produto e a ter produtos de melhor qualidade. Ângela emprega geralmente duas pessoas em seu negócio e, em épocas de maior demanda, como Natal e Páscoa, contrata mais um funcionário.
Além disso, são desenvolvidos e melhorados produtos e processos, diz Priscilla. Chamamos isso de adequação e desenvolvimento de novos produtos. Podemos melhorar produtos que estão no mercado ou desenvolver um novo a partir de uma idéia. Diversos chocolates que hoje são comercializados passaram por este procedimento na unidade. Pesquisadores e técnicos fazem, ainda, análises de caracterização dos chocolates.
Outro segmento importante de atuação do Cereal Chocotec-ITAL são as pesquisas científicas, por meio da realização de trabalhos de iniciação científica e pós-graduação. Neste caso, os trabalhos abrangem diferentes aspectos do chocolate, do cacau e de derivados; gorduras industriais; produtos funcionais, orgânicos e para fins especiais; estabilidade e vida-de-prateleira de alimentos e ingredientes e aditivos. Estamos colaborando com novos produtos que estão surgindo e com novas empresas que estão se formando, resume Priscilla.
Assessoria de Comunicação do ITAL
Leila Ming Bratfisch
(19) 3743-1757/leila@ital.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424