bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Dia do agricultor foi comemorado na capital paulista

Centenas de moradores da capital paulista participaram da comemoração do Dia do Agricultor, no último sábado de julho (28) no Parque da Água Branca. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) organizou um fim de semana especial, no qual coordenadorias e institutos de pesquisa apresentaram aos visitantes produtos, projetos, pesquisas e curiosidades sobre o meio rural. Durante todo o dia foi possível acompanhar apresentações musicais, exposição de animais, feira de produtos da agricultura familiar, entre outros.
A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) levou para o parque diversas associações para exposição e venda de produtos variados e de artesanatos da pequena agricultura. Também apresentou alternativas ao produtor na área de sementes e mudas, com a exposição de espécies de essências florestais, frutíferas silvestres e arborização, e mais de 20 variedades de sementes. Foi realizada a venda de publicações e servidores da instituição animaram o público com apresentações musicais.
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), por meio dos Institutos de Pesca, de Economia Agrícola (IEA), Biológico (IB), de Tecnologia dos Alimentos (Ital), Agronômico (IAC) e Zootecnia (IZ) e da APTA Regional, apresentou novas tecnologias como cultivo de tilápia; importância dos insetos na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e vestuário e na saúde pública; diferença entre alimentos diet e light; novas variedades mais produtivas e mais nutritivas; novos modelos de pastagens que preservam solo, recursos hídricos e florestais; animais como ovinos, novilhas leiteiras e suínos utilizados na pesquisa; e cultivo de morango em ambiente suspenso (benefício em termos de tempo de trabalho e bem estar).  
Também as Coordenadorias de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e de Defesa Agropecuária (CDA) estiveram presentes. E ainda participaram parceiros da Secretaria de Agricultura como Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e o Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp).
Um dos objetivos do evento, além de homenagear os agricultores, foi aproximar a população urbana da rural. De certa maneira, as pessoas do meio urbano ainda desconhecem qual a real importância do setor agropecuário, diz a secretária Mônika Bergamaschi. “Alguns pensam que os alimentos chegam prontos aos supermercados ou que a agricultura é somente alimentos. Para que a população possa valorizar, é preciso que ela conheça. Esse evento é uma forma de promover a interação entre quem produz e quem consome. Além disso, é uma ótima oportunidade para apresentarmos o trabalho da pesquisa, da extensão, da defesa, do cooperativismo e de tantos outros trabalhos da nossa agricultura, que promovem não só o desenvolvimento dos campos, mas das grandes cidades também.”
Mais informações: 

Site da SAA: www.agricultura.sp.gov.br 

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=bcaLyZI9_nA&feature=player_embedded 

Fotos: http://www.flickr.com/photos/agriculturasp/sets/72157630854422958/

Assessoria de Comunicação/Secretaria
Marina Mantovani/Adriana Rota/Melissa Cerozzi
Tel.: (11) 5067-0069
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp 
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com/agriculturasp

Notícias por Ano