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FGV: preço do álcool sobe no varejo após quatro meses em queda

Após quatro meses em queda, o preço do álcool voltou a subir no varejo. Segundo informou hoje o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) André Braz, o preço do álcool combustível para o consumidor saiu de uma alta de 0,45% no Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da última semana de 2005 para uma elevação de 1,02% no indicador anunciado hoje, até 7 de janeiro. Foi a primeira elevação no preço do produto desde a quarta quadrissemana de agosto do ano passado, quando o combustível teve alta de 0,82% no âmbito do IPC-S. O indicador fechou em 0,86%, ante 0,63% apurado na semana anterior. O economista considerou que agora o preço do produto deve estar começando a sentir os primeiros efeitos da entressafra da cana-de-açúcar, que diminui a oferta no mercado interno dos derivados da cana, como o álcool. "Estava demorando a aparecerem os efeitos da entressafra da cana, porque houve uma produção muito boa, que estava influenciando os preços dos derivados", disse, lembrando da "supersafra" de cana-de-açúcar cujos efeitos foram sentidos nos preços dos derivados do produto no último trimestre de 2006. "Agora, a tendência (do preço do álcool) é continuar a acelerar, e vai contaminar o preço da gasolina", afirmou o economista. Na avaliação de Braz, esse cenário vai ter uma influência considerável na inflação, tendo em vista o peso da gasolina nos preços do varejo.

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