bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 2,22% na primeira quadrissemana de maio

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) subiu 2,22% na primeira quadrissemana de maio de 2009, segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O índice geral foi puxado pelos preços vegetais cujo índice aumentou 3,02%. Já os produtos de origem animal apresentaram variação positiva de 0,23%.
As altas mais expressivas foram verificadas nos preços da banana (56,77%), da carne suína (14,12%),  da soja (3,38%), do trigo (3,33%) e da cana de açúcar. “A grande elevação nos preços da banana é justificada pelo aumento do consumo, que ocorre no outono, e pela redução na velocidade de crescimento dos cachos (devido a temperaturas mais amenas), provocando atraso na produção”, dizem os autores da análise.
O aumento nos preços da cana-de-açúcar ocorreram provavelmente em função do aumento nas cotações do açúcar, puxado pela variação cambial, afirmam os pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez. Quanto ao milho e à soja, a estiagem na região Sul do Brasil provocou redução na previsão de safra anunciada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
A maior retração ocorre no milho safrinha, cultura mais atingida pela estiagem em alguns estados. A nova estimativa é 17,41 milhões de toneladas, ou 624 mil toneladas a menos em relação a abril. Também as plantações de soja foram atingidas e registram redução de 518,10 mil toneladas, para 57,62 milhões de toneladas. “A quebra de safra começa a provocar a elevação de preços de grãos e do índice de preços agrícolas”, afirmam os técnicos do IEA.
Os preços da carne suína igualmente apresentam variação atípica, observam. “Pelos padrões de comportamento do mercado interno, os preços em abril deveriam estar em queda, mas a influência das exportações (afetadas pela crise internacional) alterou o padrão. Os preços caíram quando deviam estar se elevando”. Porém, se recuperam com a retomada de encomendas externas, além da diminuição da oferta no mercado interno. Os suinocultores reduziram a produção em função dos baixos valores recebidos nos últimos meses.
Os preços dos suínos, embora tenham crescido na quadrissemana, ainda estão bem abaixo do mesmo período no ano anterior, dizem os pesquisadores. Mas a ocorrência de gripe suína (apesar de não haver nenhum registro de contaminação em suínos, do animal para o homem e vice-versa) na América do Norte já provoca restrições dos importadores russos que devem favorecer os produtores brasileiros.
As quedas mais significativas foram verificadas nos preços do arroz (8,70%), do tomate (8,01%), dos ovos (6,69%), da carne de frango (5,46%) e do amendoim (4,46%). O final da colheita do arroz no Rio Grande do Sul, com boa produção, abasteceu o mercado consumidor. “Assim, os preços recebidos pelos produtores paulistas de arroz vêm caindo, depois de atingir patamar bem acima do ano passado e do produto concorrente gaúcho. Ainda permanecem quase 18% acima do preço de abril de 2008.” Já a redução no consumo de ovos nos períodos posteriores a quaresma ainda influencia na queda dos preços.
O comportamento da evolução dos índices quadrissemanais de preços mostra um aumento em relação à quadrissemana anterior, fechando com valores positivos. Os índices geral e de produtos vegetais avançaram 0,7 e 0,8 ponto percentual, respectivamente. Já índice de produtos animais subiu 0,5 ponto percentual, continuando a tendência de alta registrada nas últimas quatro semanas, concluem os pesquisadores do IEA.

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

 

Notícias por Ano