Data da postagem: 08 Março 2007
O pesquisador Eduardo Brognoni Furlan, do Pólo Regional do Leste Paulista, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo será premiado durante o V Congresso de Produção da Associação Paulista de Avicultura (APA), que será realizado dia 12 de março, na cidade de Indaiatuba, interior do Estado. O trabalho nomeado como Análise de investimento na produção de ovos de codorna: uma visão econômica da atividade teve como objetivo realizar análise de investimentos na criação de codornas em pequena escala, principalmente na produção e comercialização dos ovos da ave.
Segundo o pesquisador, havia a necessidade de se obter dados econômicos e de investimento na cortunicultura, servindo de referência para que as empresas rurais possam implantar em novos investimentos na atividade. Não havia dados econômicos sobre a criação de codornas, como não é comum estudar agregação de valores em nenhuma área da avicultura, diz Eduardo.
O trabalho baseou-se na análise de criação de cinco mil codornas, quantia adequada para a produção em pequenas propriedades ou associadas às áreas que produzem e cultivam outras espécies. Este número de codornas é ideal para os produtores que estão interessados em ingressar no mercado e também para os que querem agregar uma nova atividade a sua antiga produção, como os criadores de galinhas e frangos ou até mesmo na citricultura, afirma o pesquisador.
O projeto apresenta dados econômicos de produção e venda de ovos da codorna in natura e em conserva e, verificando a viabilidade da atividade, concluiu que os ovos processados em conserva são mais rentáveis ao produtor, já que possui mercado garantido. O pesquisador conta que os produtores respondem a está perspectiva de boa rentabilidade da cortunicultura, pois segundo dados do IBGE, a produção de codornas cresce 9,5% ao ano.
Eduardo Brognoni pesquisa a avicultura em geral e, pelo menos, há um ano está desenvolvendo este projeto com a cortunicultura e receberá o prêmio da APA, no congresso onde serão discutidos os temas atuais do mercado e outras informações referentes à comercialização e consumo de ovos. Talvez a idéia de unir a pesquisa com codornas e a agregação de valores na cadeia produtiva dos ovos da ave, tenha interessado os responsáveis pelo congresso, finaliza o Brognoni.
Mais informações sobre a pesquisa sobre a análise de investimentos na produção de ovos de codorna, com o pesquisador Eduardo Brognoni Furlan, pelo telefone (19) 3899-1022, ou pelo e-mail ebrognoni@aptaregional.sp.gov.br .
Texto produzido pela Assessoria de Comunicação
comunicacao@aptaregional.sp.gov.br