Diagnósticos de doenças em organismos aquáticos e de qualidade da água
Data da postagem: 04 Abril 2008
O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza exames laboratoriais de diagnósticos sanitários de pisciculturas e organismos aquáticos (através de análises: parasitológica, bacteriológica e hematológica), bem como diagnósticos da qualidade de água.
Para esses exames, é importante que os proprietários de pisciculturas ou tratadores de animais compareçam ao IP-APTA com amostras de animais doentes, em recipientes contendo água do tanque com problemas, para análise do acontecimento e coleta de material, orienta o pesquisador Carlos Massatoshi Ishikawa. Ele explica que, não havendo possibilidade do comparecimento, as amostras de animais moribundos ou com sintomatologia de doença, acompanhadas de amostras de animais sadios, acondicionadas na mesma água onde os mesmos vivem, devem ser encaminhadas ao Laboratório de Referência em Patologia de Organismos Aquáticos.
Também é importante a apresentação de um histórico detalhado referente ao ambiente, contendo dados de qualidade da água e mudança nas condições ambientais, bem como introdução de animais, plantas, objetos e até mesmo água diferente da utilizada normalmente. O histórico deve incluir ainda dados específicos sobre o animal, tais como tipo, qualidade, quantidade e freqüência de alimento, apetite, utilização de medicamentos, sinais de suspeita de doenças e registros de eventual mudança de comportamento, orienta a pesquisadora Maria José Tavares Ranzani de Paiva.
Análise de água
Água de boa qualidade é imprescindível para a obtenção de bons resultados na aqüicultura. A Unidade Laboratorial de Referência em Limnologia do IP-APTA tem tradição em análises físicas, químicas e biológicas da água, possibilitando diagnósticos de ecossistemas aquáticos que, dentre outros objetivos, visam à implantação e ao monitoramento de atividades aqüícolas, explica o pesquisador Júlio Vicente Lombardi. Ele menciona que o procedimento de coleta, acondicionamento e transporte de amostras de água deve ser informado, com antecedência, por um especialista do IP-APTA.
Laboratório de Referência em Patologia de Organismos Aquáticos Telefones: (11) 3871-7504 e 3871-7549; e-mails: ishikawa@pesca.sp.gov.br e mase@pesca.sp.gov.br
Laboratório de Referência em Limnologia - Telefone: (11) 3871-7558; e-mails: lombardi@pesca.sp.gov.br; luizlab@pesca.sp.gov.br e recursoshidricos@pesca.sp.gov.br.
Por Antônio Carlos Simões,
do Instituto de Pesca