Agricultura executou 1,5% do orçamento até início de março

O Ministério da Agricultura executou, entre janeiro e o último dia 5 de março, apenas 1,51% do orçamento de 2007 destinado aos cinco principais itens da Pasta: apoio à produção, defesa animal, defesa vegetal, mecanização agrícola e pesquisa. O levantamento é da Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados feito a partir de dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). De acordo com o levantamento, o governo gastou R$ 14,2 milhões no período para um orçamento total de R$ 937,8 milhões, sem contar os 20% que foram contingenciados posteriormente pelo ex-ministro Luís Carlos Guedes Pinto. Apesar dos casos de febre aftosa na vizinha Bolívia e com o vírus da doença ainda ativo no Mato Grosso do Sul, o governo gastou apenas R$ 1,47 milhão nessa área de sanidade. O valor é 1,59% dos R$ 92,71 milhões destinados à defesa animal neste ano. "Vários circuitos pecuários já começaram a vacinação contra a febre aftosa sem o apoio do governo", alertou o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), que apresentou o levantamento à Comissão de Agricultura da Câmara.