bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

APTA apresenta na Agrifam tecnologia para produção integrada de peixes e hortaliças

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), apresentou na Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), sistema de produção com integração de lambari e hortaliças. Chamada aquaponia, a tecnologia está sendo introduzido pela APTA no Estado de São Paulo. Com o método, é possível reduzir em até 95% a quantidade de água necessária para a produção de peixe e diminuir em 80% o uso de agrotóxicos aplicados nas hortaliças. Por demorar metade do tempo necessário à tilápia para se desenvolver, o lambari agrega mais uma vantagem ao sistema.
O sistema foi bastante procurado na Feira. “Nossa avaliação foi positiva. Muitos participantes da Feira ficam interessados na produção comercial e doméstica da aquaponia. A comunidade está vendo que a técnica é relativamente fácil de ser usada. No quintal e em uma área pequena é possível produzir peixe e hortaliça. Isso despertou muita atenção”, afirma o pesquisador da APTA, Fábio Sussel.
O pesquisador explica que para montar o sistema, são necessários 1000 litros de água, 40 tilápias com peso final de 500g. É possível ter um pé de alface para cada tilápia. “Respeitando o espaçamento de 25 cm entre os pés de alface, é possível ter um canteiro de 4m², com filtro, para uma produção de peixe e hortaliça para uma família de quatro ou cinco pessoas”, afirma.
Texto: Carla Gomes (MTb 28156) e Fernanda Domiciano
Mais informações
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)
(19) 2137-0613

Notícias por Ano