IBGE revisa para cima safras de soja e de milho do Brasil
Data da postagem: 13 Junho 2007
As safras de soja e de milho do Brasil deverão atingir volumes um pouco maiores do que o previsto em maio, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira. O órgão estimou a safra de soja 2006/07 em 58,49 milhões de toneladas, ante estimativa de 57,17 milhões de toneladas divulgada em maio. Na safra anterior, o Brasil havia colhido 52,3 milhões de toneladas.
A produção total de milho foi estimada em 52,9 milhões de toneladas, contra projeção divulgada em maio de 51,43 milhões de toneladas. No ano passado, segundo o IBGE, o Brasil produziu 42,6 milhões de toneladas de milho, devido a problemas climáticos. A estimativa para a produção total de grãos subiu de 132,3 milhões de toneladas para 135,1 milhões de toneladas.
O órgão informou que a mudança na soja se deve principalmente a melhores produtividades no Rio Grande do Sul. "As condições climáticas, juntamente com todos os cuidados na condução das lavouras, contribuíram significativamente para esse resultado. Assim, a produção de soja esperada para o Rio Grande do Sul, perfaz um total de 10,1 milhões de toneladas".
Sobre o milho, o principal fator foi a segunda safra no Centro-Oeste. "Essa expansão é proveniente do Estado do Mato Grosso, que reavaliou a área em 22,6 por cento, resultando num incremento da produção de 21,1 por cento, estando agora avaliada em 5,8 milhões de toneladas", informou o IBGE. A estimativa para o trigo também foi elevada, de 3,77 milhões de toneladas para 4 milhões de toneladas.
"Esse volume de trigo esperado no ano civil de 2007 é 62,3 por cento superior à produção obtida em 2006, ano em que a safra foi muito prejudicada pelas condições climáticas adversas, com estiagens e geadas durante o ciclo da cultura", informou a entidade. "Mesmo com essa recuperação em relação a 2006, nossa produção ainda se encontra bem afastada do consumo, que está acima de 10 milhões de toneladas".