Oito pessoas da diretoria mundial da empresa John Deere estiveram presentes no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no dia 1º de maio de 2013, durante a Agrishow, em Ribeirão Preto. O grupo conheceu o novo sistema de plantio de cana, desenvolvido pelo Instituto, chamado Mudas Pré-brotadas (MPB) e visitou o Jardim Varietal de Cana do IAC.
Recebido pelo pesquisador e diretor do Centro de Cana do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, o grupo pode ver in loco os trabalhos realizados pelos pesquisadores do Instituto. “Desenvolvemos um novo sistema de plantio de cana-de-açúcar, mas precisamos da ajuda dos senhores para automatizar todo o processo”, disse Landell aos visitantes.
O grupo foi formado pelo presidente mundial da John Deere, Jim Field, os vice-presidentes mundiais, John Lagemann, Charlie Stamp, Cory Reed, os diretores Malcolm Rohdes, Charlie Stamp e João Pontes, além do time de Marketing Estratégico para America Latina: Jenny Ose, Gustavo Barden, Karine Martini e Marco Ripoli.
Sistema MPB
O IAC desenvolveu tecnologia inédita que muda o conceito de plantar cana-de-açúcar. O sistema de Mudas Pré-brotadas (MPB) é um procedimento de multiplicação que poderá contribuir para a produção rápida de mudas, associando elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio. Outro grande benefícioestá na redução da quantidade de mudas que vai a campo. Para o plantio de um hectare de cana, o consumo de mudas cai de 18 a 20 toneladas, no plantio convencional, para duas toneladas no MPB. “Isso significa que 18 toneladas que seriam enterradas como mudas irão para a indústria produzir álcool e açúcar, gerando ganhos”, explica o pesquisador do IAC, Mauro Alexandre Xavier.
A nova tecnologia desenvolvida pelo Programa Cana IAC é direcionada a aumentar a eficiência e os ganhos econômicos na implantação de viveiros, replantio de áreas comerciais e possivelmente renovação e expansão de áreas de cana-de-açúcar. “Trata-se de um novo conceito no método de multiplicação da cana, reduzindo volume e levando para o campo efetivamente uma planta”, diz Xavier, integrante do Programa Cana IAC.
O sistema envolve a formação de viveiros para multiplicação rápida de novos materiais de cana. É um método simples que pode ser adotado por pequenos produtores e associações, não ficando restrito às usinas. De acordo com o pesquisador do IAC, o MPB restaura os benefícios da formação de mudas em viveiros, procedimento que fora praticamente esquecido com o boom do setor, apesar de gerar benefícios como aspectos fitossanitários da planta.
As mudas estão sendo plantadas pelos produtores por meio de máquinas de plantio de eucaliptos e de tomates. Segundo os pesquisadores do IAC, o sistema deve fomentar toda a cadeia para o desenvolvimento de maquinário. “É possível, por exemplo, que se produza uma máquina que trabalhe com um mecanismo muito parecido com o plantio de grãos”, explica Landell.
Jardim Varietal de cana IAC
O Jardim Varietal de Cana-de-açúcar do IAC abriga as 124 variedades liberadas pelos últimos 13 anos pelos programas de melhoramento genético de cana no Brasil, que compõem a história da cana-de-açúcar no País e no mundo e contribui para a preservação da variabilidade genética, servindo como repositório de material de importância atual e potencial. A coleção representa uma fonte de características desejáveis para os programas de melhoramento, disponibilidade de material para investigação científica na identificação de genes para pesquisadores de todo o País
A comitiva da John Deere conheceu uma variedade de cana estudada pelo IAC de seis metros. Se cultivada em condições ideais de manejo, a variedade tem potencial biológico produtivo superior a 300 toneladas por hectare.
As pesquisas para melhoramento genético da cana-de-açúcar demoram aproximadamente 12 anos. A disponibilização dos novos materiais para os produtores levam mais cinco anos. Com o sistema MPB, espera-se que esse período diminua, pois o novo método de plantio desenvolvido pelo IAC tem como característica a rapidez na multiplicação de mudas de cana.
John Deere
A John Deere é líder mundial no fornecimento de serviços e produtos avançados e está comprometida com o sucesso dos seus clientes, que cultivam, colhem, transformam e enriquecem a terra para enfrentar a crescente demanda mundial por alimentos, combustíveis, habitação e infraestrutura. Desde sua fundação, em 1837, a John Deere tem oferecido produtos inovadores de alta qualidade, contribuindo para a construção de uma tradição de integridade.
Texto: Carla Gomes (MTb 28156) e Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa - IAC