Workshop do IZ debate mudanças climáticas e sustentabilidade da pecuária

O sequestro de carbono e a emissão de óxido nitroso em pastagens serão debatidos no “Workshop sobre mudanças climáticas e sustentabilidade da pecuária (I)”, que será realizado no dia 30 de abril, a partir das 8h30, em Nova Odessa (SP). O evento é promovido pelo Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Entre os objetivos do workshop, destaca-se a difusão de conhecimento sobre a inter-relação entre mudanças climáticas globais e a atividade agropecuária para a comunidade científica e outros técnicos interessados, segundo o pesquisador João José Assumpção de Abreu Demarchi, coordenador do evento. Assim, o público-alvo são pesquisadores e alunos de pós-graduação do IZ e de outras instituições, além de pesquisadores do Projeto FAPESP de Mudanças Climáticas (IZ, ESALQ, Pólos Regionais da APTA, IAC e Unicamp).

Além disso, pretende-se integrar a equipe multidisciplinar do IZ num fórum de discussão e apresentação de resultados, com o objetivo de fazer a gestão do projeto institucional de mudanças climáticas (Protocolo 1632) – avaliação do balanço de gases de efeito estufa (CO2, CH4 e N2O) e da sustentabilidade ambiental em sistemas de produção de carne bovina, da recria e da engorda. Outro objetivo é a coleta de informações sobre as perspectivas futuras das atividades ligadas a pastagens e nutrição animal, para nortear as pesquisas nos próximos 10 anos.

Mais informações sobre o assunto encontram-se no site www.iz.sp.gov.br.

SERVIÇO:

“Workshop sobre Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Pecuária – I”

Data: 30 de abril de 2009, a partir das 8h30

Coordenação: Pesquisador João José Assumpção de Abreu Demarchi

Local: Instituto de Zootecnia – Rua Heitor Penteado, 56 – Nova Odessa – SP

Contato: (19) 3466-9410/9470 ou e-mail pastagens@iz.sp.gov.br

PROGRAMAÇÃO:

8h30 – Abertura – Paulo Bardauil Alcântara – Diretor Geral do IZ

9h00 – Palestra: O Programa de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Pecuária do Instituto de Zootecnia – Pesquisador João José Assumpção de Abreu Demarchi, pesquisador do IZ

10h00 – Palestra: Metodologias para quantificação dos estoques de C e emissões de N2O do solo em sistemas de pastagens – Roberto Michael Boddey, pesquisador da Embrapa Agrobiologia – Seropédica – RJ

11h00 – Palestra: Emissões de gases de efeito estufa em diferentes cenários de intensificação de uso de pastagem – Bruno Alves, pesquisador da Embrapa Agrobiologia – Seropédica – RJ

14h00 – Visita técnica à Unidade Recria e Engorda de Bovinos de Corte – Palestrantes: Pesquisadores Alexandre Berndt e Flávia Maria Erbetta de Andrade.

Assessoria de Comunicação do IZ

Lisley Silvério