bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Pinhão manso: dia de campo e reunião técnica discutem resultados de pesquisa

Os resultados de pesquisas com a cultura do pinhão manso no Vale do Paraíba paulista serão apresentados em dia de Campo e reunião técnica, no dia 04 de novembro em Taubaté (SP). O evento é promovido pelo Pólo Vale do Paraíba/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o propósito de aproximar os agentes de desenvolvimento rural, produtores, técnicos, pesquisadores e empresários das indústrias instaladas na região.
Durante o evento, será apresentado o projeto “Pinhão manso: alternativa econômica, social e ambiental para a produção integrada de biodiesel no Vale do Paraiba paulista”, que envolve pesquisadores dos Institutos Agronômico, Biológico e de Economia Agrícola, bem como especialistas em extensão rural (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e ensino (Universidade de Taubaté), com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).  Além disso, serão abordados temas como oportunidades para produtores com a cultura do pinhão manso; perfil dos produtores da região (resultado parcial do diagnóstico sócio-econômico) e produção e comercialização de sementes. Também estão previstas visita ao campo de produção e reunião dos técnicos envolvidos no projeto.     
No primeiro ano de pesquisas, avaliou-se o comportamento dessa oleaginosa em sistemas mais sustentáveis de produção, focados na realidade regional. “Os resultados do plantio direto na pastagem (silvipastoril), sob diferentes espaçamentos e culturas de cobertura perenes (leguminosas e gramíneas), com ou sem poda; a seleção de genótipos para sistemas consorciados com culturas alimentares; a avaliação fitossanitária dos plantios e a qualidade das sementes colhidas nos experimentos; o teor e a qualidade do óleo; e o balanço energético e o custo de produção são informações estratégicas para o setor de biocombustíveis que foram levantadas neste primeiro ano e serão apresentadas no evento”, explica a pesquisadora e coordenadora do projeto Cristina Maria de Castro.
O evento faz parte da estratégia de atender as demandas regionais do setor, de acordo com Cristina Castro. No município de Taubaté, a 140 km da capital paulista, fica a sede da Associação de Amigos de Bairros Rurais (AABR), que agrega os produtores rurais que foram incentivados a plantar pequenos módulos para avaliar a viabilidade da cultura para a região. Em Taubaté, há duas empresas de produção de biodiesel em funcionamento e, em Pindamonhangaba, uma terceira empresa cujo objetivo principal é o beneficiamento de mamona. Tanto que a empresa ETR Óleos S.A. foi o agente financeiro do projeto de pesquisa “Desempenho de cultivares de mamona em diferentes sistemas de produção no Vale do Paraíba – SP” junto à FUNDAG/APTA, cujos experimentos foram conduzidos no Pólo Regional entre os de 2006 e 2008.
O “Dia de campo e reunião técnica de pinhão manso” será realizado no local denominado Alpendre – Estrada Municipal Cursino de Moura, 1943 – Bairro do Registro (Caieiras) – Taubaté – SP. Outras informações (inclusive sobre inscrições) podem ser obtidas pelos telefones (12) 3642-1823 e (12) 9119-5732.
Link: programação completa
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria de Agricultura:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 
   

Notícias por Ano