IZ eConselho Nacional de Pecuária de Corte discutem parceria para projeto de sustentabilidade
Data da postagem: 27 Março 2009
Parceria em projeto de pesquisa sobre sustentabilidade de sistemas de produção de bovinos de corte poderá ser firmada entre o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo, e o Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC). A proposta foi discutida em recente visita do presidente do CNPC, Sebastião Guedes, à sede do IZ em Nova Odessa (SP). A ideia é buscar um sistema que esteja em constante equilíbrio do ponto de vista técnico, econômico, ambiental e social, além de manter o bem-estar animal.
A concentração de diversos gases que afetam o meio ambiente tem aumentado a cada dia, e dentro da agropecuária um dos mais apontados é o gás metano entérico produzido pelos ruminantes. O IZ já desenvolve pesquisas sobre o assunto.
Guedes foi recebido pela equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa em Nutrição Animal e Pastagem, Laboratório de Classificação e Análise de Carcaça - João José Assumpção de Abreu Demarchi, Guilherme Fernando Alleoni e Alexandre Berndt -. Visitou a Unidade de Recria e Engorda de Bovinos de Corte e Laboratórios do IZ e discutiu o apoio da cadeia de pecuária de corte ao projeto de pesquisa que irá avaliar o balanço de gases do efeito estufa e da sustentabilidade ambiental em sistemas de produção de carne bovina.
O boi tem sido visto como um dos atuais grandes vilões dentro da cadeia produtiva de alimentos. Mas pesquisas apontam valores contraditórios e com indícios de que sua contribuição não é a que está preconizada e alardeada.
De acordo com os pesquisadores, as principais responsáveis pela grande quantidade de CO2 liberado na atmosfera são as queimadas, derrubadas de florestas e as mudanças radicais do uso da terra. Para eles, isso tudo deve ser levado rapidamente em consideração, já que é possível reduzir o efeito estufa através da aplicação de tecnologias sustentáveis que aumentam o seqüestro de carbono.
Rastreabilidade - As propostas de pesquisas para produção de bovinos de forma sustentável propiciarão sistemas de produção certificados. Para o pesquisador Demarchi, isto possibilitará rastrear a origem dos produtos e garantir mercados internacionais, quebra de barreiras e redução da emissão de gases de efeito estufa. Poderemos chegar ao cliente final com uma carne ecologicamente correta e com melhor preço na gôndola.
Segundo Guedes, o CNPC tem uma grande preocupação com a criação de barreiras não tarifárias relacionadas a questões ambientais para exportação da carne brasileira, como a que já existe em relação à sanidade animal. Este fato desperta interesse e uma maior atenção, visando aglutinar pesquisadores que trabalhem sobre o assunto e que se disponham a aumentar e organizar todo conhecimento disponível sobre o assunto para enfrentar futuros questionamentos globais.
A grande relevância para o IZ está no resgate científico da instituição frente à sociedade através da apresentação de soluções para o problema em resposta às demandas da cadeia de produção de bovinos de corte, através da condução de projetos inovadores, multidisciplinares e multi-institucionais. O IZ é uma das poucas instituições no mundo que dispõe de equipamentos e conhecimento científico para a avaliação da produção entérica de metano em bovinos (método do SF6), ressalta Demarchi.
A visita do presidente do CNPC ao IZ gerou grandes expectativas para o apoio ao projeto de sustentabilidade, apesar dos problemas econômicos globais recentes que tem acarretado preocupação para todos os elos da cadeia.
De acordo com o diretor do Centro, João Demarchi, no encontro também puderam abordar uma possível pauta para workshop sobre sustentabilidade de sistemas de produção de bovinos de corte, a ser realizado durante a EXPOZEBU-2009 pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG). Este evento reunirá diversos pesquisadores do Brasil. Os pesquisadores do IZ vão apresentar os resultados obtidos com relação à emissão de metano por ruminantes.
Comunidade científica - No final de 2008, os pesquisadores do IZ estiveram na reunião do CNPC, juntamente com diversos órgãos de pesquisa agropecuária do Brasil e representantes da cadeia da carne bovina envolvidos no tema sustentabilidade. A reunião favoreceu a troca de informações, esclarecimentos e o planejamento de ações futuras sobre o assunto que avança na opinião pública global.
O grupo de pesquisadores apresentou quatro linhas de pesquisa já desenvolvidas no país, resultados de pesquisas em andamento, demandas e sugestões. A partir de agora o grupo é um núcleo pioneiro que definirá as próximas etapas do projeto, e poderá ser ampliado por novos integrantes do meio científico.
Assessoria de Comunicação Institucional do IZ
Lisley Silvério
(19) 3466-9434/lisley@iz.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424