bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Mundo dos Insetos é tema de exposição no Museu do Instituto Biológico

A exposição Planeta Inseto estará, a partir deste mês, mostrando no Museu do Instituto Biológico a importância desses organismos na vida humana.  A mostra retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, de maneira a sensibilizar o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública, diz Antonio Batista Filho, diretor do Instituto Biológico (IB-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A exposição procura responder questões como: Você sabe o que é um inseto? Sabia que existem mais de 1 milhão de espécies conhecidas e que existam mais outras 7 milhões para serem descobertas? Ou ainda: Você acha que os insetos não são importantes e que só atrapalham? Consegue imaginar nosso planeta 15% mais leve e com a metade dos seres vivos existentes?
Os insetos, aparentemente tão insignificantes, representam mais da metade do planeta e, somente as formigas, 15% de seu peso, conta Batista.  Por isso, a exposição Planeta Inseto estimula o visitante a conhecer um pouco mais desses animais, mas de uma forma diferente. Assim, o Biológico imaginou um zoológico de insetos que está à disposição do público. 
“Ainda não se convenceu? Que tal descobrir como as lagartas do bicho da seda fazem uma confortável camisa? E o modo de produção do delicioso mel das abelhas?” E, para descontrair, o IB sugere apostar em uma “excêntrica corrida de baratas”. Tem até um baratódromo!
Fonte de alimento
O Planeta Inseto vai mostrar ainda povos utilizam insetos como fonte de alimento e, também, aqueles que os treinam para competir em campeonatos de lutas, conta Batista.
“Já viu um inseto que parece um graveto? Não? Talvez até já tenha visto, porém não o diferenciou de um galho. Esse inseto recebe o nome de bicho-pau. Venha aprender a identificá-lo com a gente!”
A exposição vai apresentar ao público as pragas urbanas. “Quem são esses insetos que rondam as nossas casas, avançam em nossa comida e podem transmitir doenças? O que é controle biológico? Não sabe a resposta para essas perguntas, ficou curioso? Então venha nos fazer uma visita.”
A mostra ainda aborda insetos que atacam plantações de milho, café, girassol e soja, entre outras culturas que servem de alimento à humanidade. “O objetivo é justamente explorar essa diversidade através de atividades que instigam a curiosidade”, observa Batista.
“Será possível o visitante ver de perto abelhas produzindo mel, lagartas produzindo o fio da seda utilizado em nossas roupas, formigas trabalhando em um sistema organizado, cupins reciclando material orgânico entre outras atrações.” Tudo isso é apresentado com diversos recursos facilitadores para o melhor entendimento, dinamismo e interação, como painéis interativos, microscópios para observação de minúsculas criaturas, jogos, trabalhos manuais, insetoteca e outras curiosidades.
O projeto é coordenado pelo Instituto Biológico e como parceiros a Secretaria da Cultura e o Catavento Cultural e Educacional.

Acesse Álbum de Fotos

 

SERVIÇO: 
Exposição “Planeta Inseto”
Local: Museu do Instituto Biológico
Endereço: Rua Amâncio de Carvalho, 546 – Vila Mariana, São Paulo/SP
Período: Mês de dezembro
Horário: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h) - Gratuito
Informações: Tel.: (11) 2613-9500/9400; e-mail: planetainseto@biologico.sp.gov.br; site: www.biologico.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
Eliane Cristina da Silva (estagiária)
(11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

 


 

Notícias por Ano