APTA realiza X Workshop Agroenergia: Matérias-primas

De 22 a 23 de junho de 2016, acontecerá o X Workshop Agroenergia: Matérias-primas, em Ribeirão Preto, interior paulista. O evento, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Polo Regional de Ribeirão Preto, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), tem o objetivo de divulgar os resultados técnico-científicos da área, reunir profissionais de diferentes elos da cadeira produtiva das culturas utilizadas como matérias-primas para bioenergia, fazer prospecção das demandas de pesquisa e estimular órgãos governamentais na implementação de políticas públicas voltadas ao setor.
Em sua décima edição, o evento é considerado um importante fórum de discussões sobre matérias-primas para bioenergia e de oportunidades para produção de energias renováveis no Brasil. Segundo Denizart Bolonhezi, pesquisador do polo regional da APTA, o workshop cobre uma lacuna que existia na reunião de informações de diversas culturas focadas na agroenergia. “A maioria dos eventos sobre agronegergia são específicos para cana-de-açúcar. O X Workshop Agronergia: Matérias-primas aborda, além da cana, culturas como sorgo sacarino, sorgo para biomassa, oleaginosas, crambe, pinhão-manso e mamona”, exemplifica.
O evento foi criado com a finalidade de iniciar um fórum de destaque sobre outras opções de matérias-primas para a produção de energia, além da cana-de-açúcar, a cultura mais utilizada, como resposta à crescente demanda dos biocombustíveis nos períodos em que o petróleo estava custando cerca de US$ 120,00, por barril. “Atualmente, o preço do petróleo está, aproximadamente, US$ 40,00. Convidamos economistas para falar sobre como fica a questão dos biocombustíveis neste momento de queda no valor”, diz o pesquisador.
O evento busca mostrar o potencial de matérias-primas para produção de biomassa, discutir as barreiras comerciais, econômicas, políticas e sanitárias que possam impedir o avanço do programa energético brasileiro e nortear os avanços tecnológicos nas culturas potenciais para bioenergia, com ênfase na conservação dos solos e aspectos fitossanitários. Serão apresentados ainda casos de pesquisa e desenvolvimento de matérias-primas para produção e uso de biocombustíveis, a relação dos biocombustíveis e a questão ambiental e a intensificação de consórcio de culturas, alimentos e energia.
O público-alvo do evento é formado por técnicos do setor sucroenergético, como usinas e cooperativas, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e produtores de matéria-prima. Desde 2012, o Workshop Agroenergia: Matérias-primas recebe submissão de trabalhos científicos, contribuindo com os pesquisadores que trabalham com culturas de pouca expressão. Cerca de 80 trabalhos foram escritos em 2016. “Não existe um evento técnico para a divulgação e troca de experiências. Neste, eles podem fazer isto”, diz.
Esta edição contará com demonstrações de drones e vants utilizados em pulverizações aéreas. Além de mesas redondas, mostra e exposição de pôsteres, apresentações de trabalhos técnicos orais, premiações e visitas a campos experimentais.
“Eventos como esse são importantes por aproximarem a pesquisa do setor de produção, uma recomendação do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Agroenergia
A agroenergia, ou bioenergia, é baseada no processo de conversão, ou seja, fermentação, queima, hidrólise, de grãos, biomassa vegetal, resíduos da agroindústria animal e florestal em energia concentrada na forma de biocombustíveis ou elétrica. De acordo com Bolonhezi, os biocombustíveis são importantes porque reduzem a dependência dos combustíveis fósseis e diminuem o impacto sobre a concentração dos gases do efeito estufa, contribuindo para a qualidade do ar.
“A rigor, qualquer biomassa vegetal é passível de produzir energia, tanto para a produção de biocombustíveis, quanto para a cogeração de energia por meio da queima em caldeiras. Algumas são resíduos da agroindústria, como bagaço, cavaco de madeira e cascas, e outros são matérias-primas dedicadas, exclusivamente, para este fim. Todas, porém, são oriundas da agropecuária”, diz Bolonhezi.
Segundo o pesquisador, o Brasil é líder na produção de combustíveis renováveis. As culturas das matérias-primas podem ser produzidas em todo o território nacional, desde que o zoneamento agroclimatológico e as características do solo da região sejam consideradas. “O produtor pode escolher e procurar orientação de qual a matéria-prima mais adequada à sua região e avaliar a viabilidade econômica da exploração, para evitar frustações”, diz.
X Workshop Agroenergia: Matérias-primas
Data: 22 e 23 de junho de 2016
Local: Centro de Convenções da Cana – Instituto Agronômico (IAC)
Endereço: Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321 (Anel Viário Contorno Sul) Ribeirão Preto, SP.
Inscrição: http://www.infobibos.com/agroenergia/inscricoes/fichainscricao.asp
Programação: http://www.aptaregional.sp.gov.br/cursos-e-eventos/22-06-2016-a-23-06-2016-x-workshop-agroenergia-materias-primas/2323/
Por Giulia Losnak (estagiária) e Fernanda Domiciano
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo