Curso de aplicação de agrotóxicos alerta para a correta manipulação do produto
Data da postagem: 15 Julho 2008
O Curso de Aplicação de Agrotóxicos, previsto inicialmente para 15 a 17 de julho em Pariquera-Açu (SP), foi adiado para o período de 16 a 18 de julho, por impossibilidade de presença do instrutor, o engenheiro-agrônomo Eber Elias Nimtz Rocha, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O curso será realizado pelo Pólo APTA Vale do Ribeira da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Sindicato Rural de Iguape e o próprio SENAR.
A importância do curso deve-se à existência de riscos de contaminação não só do aplicador como também do meio ambiente, em caso de os defensivos não serem aplicados de maneira correta, diz o pesquisador Luiz Alberto Saes, coordenador do evento. Além disso, o uso adequado do agrotóxico aumenta a sua eficiência e reduz custos, bem como o aplicador treinado passa a ter mais consciência do trabalho que está executando.
Há também os casos de acidentes que ocorrem na maioria das vezes por ingestão dos produtos, acidentalmente ou de propósito. O pesquisador alerta também para os riscos de contaminação de corpos d´água na lavagem dos pulverizadores e das embalagens dos produtos. Esses casos ocorrem pelo desconhecimento dos manipuladores do produto, daí também a importância de treinamento.
Segundo Saes, o objetivo do curso é treinar e qualificar mão-de-obra. A idéia de realizá-lo surgiu porque as exigências das novas normas técnicas e a fiscalização do Ministério do Trabalho fizeram crescer a demanda por esse tipo de treinamento nos últimos anos.
O curso que será dividido em quatro partes. Vai tratar basicamente das informações gerais sobre os agrotóxicos, pragas e doenças; uso correto do equipamento de proteção; considerações sobre o uso dos produtos e por fim uma avaliação dos participantes na forma de um questionário.
O curso será realizado Na sede do Pólo APTA Vale do Ribeira, BR 116, km 460, Pariquera-Açu (SP), das 8:00hs. às 17:00hs. O treinamento, com 15 vagas disponíveis, é destinado a trabalhadores rurais.
Para mais informações, entrar em contato com o Pólo APTA Vale do Ribeira pelo telefone (13) 3856-1656 ou pelo e-mail iolanda@apta.sp.gov.br.
José Venâncio de Resende
Assessoria de Comunicação Social da APTA
(11) 5067-0424/0435