bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Preços agrícolas sobem 1,05% na primeira quadrissemana de fevereiro

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiu 1,05% na primeira quadrissemana de fevereiro, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria e Abastecimento. Foi puxado pelo índice de preços dos produtos de origem vegetal que aumentou 3,23%, já que o índice de preços dos produtos de origem animal caiu 4,35%.
Dos produtos analisados, nove apresentaram alta de preços (todos de origem vegetal), enquanto nove produtos tiveram queda (três de origem vegetal e seis de origem animal). As altas mais expressivas ocorreram nos preços do tomate (47,27%); da laranja para mesa (12,98%) e do café (8,98%).
Os preços do tomate subiram por causa das chuvas continuadas que geraram perdas na colheita, com impacto conjuntural no abastecimento do produto, dizem os pesquisadores Luis Henrique Perez, Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti, José Alberto Angelo e José Sidnei Gonçalves.
Já os preços da laranja de mesa refletem o impacto da demanda típica do verão sobre o consumo de sucos naturais, numa conjuntura em que a menor oferta está dada e dimensionada pela safra, observam os analistas do IEA. Por sua vez, os preços do café subiram devido às pressões da demanda internacional e aos menores estoques mundiais. E no mercado interno os preços sofreram impacto do crescimento do consumo, inclusive de cafés de melhor qualidade.
As quedas mais significativas foram verificadas nos preços da banana (26,68%); da carne suína (12,78%); do arroz (11,07%) e da carne de frango (8,05%).
A íntegra da análise está disponível em www.iea.sp.gov.br.  
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424 

Acompanhe a Secretaria:
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

 

 

Notícias por Ano