bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Planeta Inseto, do IB, possui certificado de excelência em site de recomendações turísticas

A exposição Planeta Inseto, do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu certificado de excelência do site TripAdvisor®, concedido às acomodações, atrações e restaurantes que recebem avaliações excelentes com frequência pelas viajantes. O Planeta Inseto é o único zoológico de insetos do Brasil e apresenta ao público, de forma lúdica e divertida, a importância dos insetos para o cotidiano.
De todas as 60 avaliações recebidas no site, 63% são classificadas como “muito bom”, 30% “excelente”, 6% alegam ser “razoável”. A média de nota atribuída ao Planeta Inseto é quatro, quando a máxima de nota permitida é cinco.
As avaliações ainda apresentam comentários dos visitantes, que expressam o que acharam da atração. As análises afirmam que a exposição do IB é interessante, educativa e ótima para levar crianças. Alguns ainda pontuam o jardim externo, que pode ser usado para brincadeiras, e o monitoramento oferecido pelos técnicos do Instituto. Entre os comentários, estão os de visitantes internacionais, vindos da França, Japão e Estados Unidos, que recomendam o passeio para turistas de outras nacionalidades.
O site TripAdvisor® conta com mais de 500 avaliações e opiniões de usuários para mais de sete milhões de acomodações, companhias aéreas, atrações e restaurantes. É o único site de viagens a aparecer no ranking dos 50 sites dos Estados Unidos da comScore, que analisa a audiência. Conta com mais de 390 milhões de visitantes únicos mensais, que narram suas experiências para auxiliar outros usuários em viagens.
“Esse resultado mostra que estamos caminhando para o lugar certo, levando conhecimento para a população, principalmente para as crianças, de forma fácil, interativa e divertida. Com o Planeta Inseto, o IB contribui para a divulgação científica e cultural brasileira e aproxima a população das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto”, afirma Harumi Hojo, pesquisadora do IB e coordenadora do Planeta Inseto.
Planeta Inseto
O Planeta Inseto está sediado no Museu do Instituto Biológico e conta com autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde a inauguração, em 2010, o Planeta Inseto já recebeu mais de 370 mil visitantes, no museu físico e itinerante, e é certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia.
A mostra do Instituto Biológico tem como público-alvo crianças e adolescentes de três a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades. O público pode conhecer no local, em São Paulo, quatro espécies de abelhas sem ferrão, três espécies de barata e baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se assemelha a gravetos. 
A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público 25 atrações. De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana. “Existem mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos e acredita-se que há mais milhões a serem identificadas. Eles representam mais da metade no nosso planeta. Apenas as formigas ocupam 15% do peso da Terra”, afirma Batista.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, a ação contribui para educação ambiental. “O Planeta Inseto é uma exposição muito importante, pois mostra a importância dos insetos em diversas áreas. De forma lúdica, é possível sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de preservação do ambiente e que é possível realizar uma agricultura harmônica com o ambiente. Diminuir a distância entre os institutos de pesquisa e a população é uma diretriz do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Por Giulia Losnak (estagiária) e Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
(19) 2137-8933

Notícias por Ano