Queda na projeção do PIB 2006 concentra-se na agropecuária e indústria

O relatório trimestral de inflação relativo ao terceiro trimestre do ano, divulgado hoje pelo Banco Central, explicou que a queda da estimativa do crescimento do PIB para este ano, de 4% para 3,5%, ficou concentrada nos setores de agropecuária e indústria. As estimativas do BC feitas com base no cenário de referência (juros de 14,25% ao ano e câmbio a R$ 2,15) para o crescimento da agropecuária este ano foram reduzidas de 3,6% para 3%. Para a indústria, a projeção foi reduzida de 5,4% para 4%. "Relativamente à agropecuária, a revisão decorreu principalmente do fraco desempenho das produções de aves e leite", diz o relatório. De acordo com o documento, algumas lavouras com peso significativo sobre o PIB também tiveram desempenho pior do que esperado anteriormente. As lavouras de arroz e algodão são exemplos disso. "Para o terceiro trimestre, as perspectivas para o resultado do setor são favoráveis, reflexo dos crescimentos de 7,7% para a safra de cana de açúcar e de 18,8% para a de café", diz o relatório. Ainda de acordo com o relatório, a pecuária também deve apresentar recuperação neste terceiro trimestre do ano. A expectativa, de acordo com o relatório, é baseada no crescimento das exportações do setor nos meses de julho e agosto.