bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Seminário no IAC comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo

O 3º Seminário sobre conservação do solo e proteção de recursos ambientais, que acontece nos dias 14 e 15 de abril em Campinas (SP), comemora o “Dia Nacional da Conservação do Solo”.  O evento, promovido pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, é coordenado pelos pesquisadores Afonso Peche Filho e Isabella Clerice De Maria.   
O Dia da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril, em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett que é considerado o pai da conservação do solo. “Esse norte-americano notável dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento de políticas públicas no sentido de intensificar ações para combate a erosão e proteção dos recursos ambientais”, dizem Peche e De Maria.
Nesse sentido, o seminário tem o objetivo de difundir tecnologias e alertar para a necessidade imediata e vital de se concentrar mais intensamente sobre a gravidade da situação da erosão em áreas agrícolas e urbanas. Com a participação de diversos especialistas, o evento é destinado a engenheiros, biólogos, professores, empresários e representantes de ONGs e prefeituras e profissionais da área de ciências ambientais envolvidos com questões relacionadas ao manejo e conservação de solos.
O evento será realizado em três etapas.  Na primeira, dia 14, estão programados seis minicursos, nos quais os interessados poderão optar em participar de dois temas. Na segunda etapa, dia 15, haverá apresentações de palestras relacionadas com a problemática da degradação das terras e o planejamento de uso e manejo dos solos tropicais. A etapa final contempla um debate sobre os assuntos tratados e necessidades de ações futuras.
O seminário, além de comemorar esta data tão importante, procura integrar instituições, estimular ações conservacionistas e criar oportunidade para discussões e atualização profissional, explicam os coordenadores. A participação é gratuita e aberta inclusive a leigos.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ppontes@iac.sp.gov.br ou no dia do evento. Outras informações podem ser obtidas no Centro de Engenharia e Automação (CEA-IAC), em Jundiaí (SP), pelo telefone (11) 4582-8155, ramal 158.
O evento será realizado na sede do IAC - Av. Barão de Itapura, 1.481 - Campinas - SP.
Link: programação completa

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Notícias por Ano