Data da postagem: 13 Outubro 2008
Fomentar debates sobre o futuro energético sustentável e a produção de bioetanol, biodiesel e culturas agroenergéticas. Este é o objetivo do II Workshop Agroenergia, Matérias-Primas, que será realizado nos dias 15 e 16 de outubro, a partir das 8h30, pelo Pólo Regional Centro Leste/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e Sindicato Rural de Ribeirão Preto (SP).
No primeiro dia, serão abordados os temas Energias Limpas e Biocombustíveis e o cenário prático. Os especialistas vão tratar das perspectivas para os biocombustíveis e a relação deles com o produtor rural.
Para atingir as metas da política de biocombustíveis, é preciso ter matérias-primas ricas em óleo e custos mais baixos. Por sua vez, o produtor rural quer ter melhor remuneração. Segundo o pesquisador e coordenador do evento José Roberto Scarpellini, a pesquisa deve equalizar isso e oferecer produto a baixo custo, com alto teor de óleo, e que remunere o produtor de maneira adequada.
Em relação ao meio ambiente, será discutido o papel dos biocombustíveis na melhoria da qualidade do ar e da água e seus benefícios para a sociedade. A vantagem consiste principalmente em ser um combustível renovável e, dessa forma, sempre disponível, desde que não afete a produção de alimentos, diz Scarpellini.
Outro assunto a ser debatido é a questão da sanidade das oleaginosas, que afeta a produção de biodiesel. As barreiras sanitárias vão ser um problema também para as matérias-primas do biodiesel, observa o coordenador do evento. Na medida em que novas áreas vão sendo exploradas e culturas maiores vão sendo implementadas para se buscar as produtividades desejadas, aumenta-se o inóculo para doenças e pragas. A quebra desse equilíbrio ou algum fator favorável ao seu aumento populacional exigem constante monitoramento, alerta Scarpellini.
No segundo dia, estarão na mesa de debates os temas O cenário do Etanol e o Manejo sustentável dos solos. No primeiro caso, o foco é a produção de álcool a partir da cana-de-açúcar, com o cuidado de não reduzir a área de produção de alimentos. Assim, existem alternativas de aproveitamento de resíduos da cana, para a melhoria da qualidade do solo e produção de energia, explica Scarpellini. Tem-se tentado produzir álcool a partir da palhada e do bagaço da cana, de mais difícil hidrólise que o colmo da cana. Dessa forma, serão apresentadas (no evento) técnicas que podem melhorar esta relação.
Quanto ao manejo sustentável de plantas daninhas, devem ser aproveitadas as condições que o próprio agroecossistema oferece, antes de se utilizar o controle químico, sugere o pesquisador. E, no caso de controle químico, utilizar com critério e uso adequado. Também as plantas auxiliadoras da agricultura, que, embora daninhas, têm sua utilidade num agroecossistema equilibrado, explica.
Oficina Tecnológica
No dia seguinte ao do evento, o Pólo APTA Centro Leste/SAA vai promover uma Oficina Tecnológica, com o objetivo de discutir as tecnologias geradas na região de Ribeirão Preto sobre agroenergia, bem como reforçar o tema que foi apresentado no workshop.
Entre as palestras, destaca-se a que aborda o uso de sistemas conservacionistas em culturas agroenergéticas. O principal sistema de manejo conservacionista é o plantio direto, que é adotado em mais de 25 milhões de hectares no Brasil, segundo Scarpellini. A utilização de sistemas conservacionistas de manejo do solo e das práticas agrícolas é importante em razão da preocupação mundial na conservação dos recursos naturais, diz. No contexto da agroenergia, o plantio direto é indicado por causa da conservação do solo e da água, aumento da biodiversidade no sistema agrícola, redução nos custos de produção e menor uso de insumos importados.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3621-2717, 3637-1091 e 3637-1849, pelos e-mails jrscarpellini@apta.sp.gov.br e agroenergia@aeaarp.org.br ou ainda no site www.aeaarp.org.br. Os dois eventos serão realizados no salão de palestras da AEAARP, na Rua João Penteado, 2237, Ribeirão Preto (SP).
Programação
II Workshop Agroenergia: Matérias Primas
Data: 15 a 16 de Outubro de 2008
Local: Salão palestras AEAARP
Rua João Penteado n. 2237, Jd. São Luiz
Ribeirão Preto - SP
15/10
8 h 30 min até 11:30 h Energias limpas
Política e perspectivas para os biocombustiveis - Dr. Manoel Policarpo Castro Neto ANP
Bioenergia Engº Agrº Jairo Menezis Balbo Usina São Francisco
Aspectos econômicos do Biodiesel Dra Silene Maria de Freitas APTA/IEA
Os biocombustíveis e o produtor rural Dr. Joaquim Augusto Azevedo Souza Presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto
11h e 30 min Debate mediadora: Dra. Mariel Silvestre - COMDEMA
14:00 h até 17:30 h Biocombustiveis e o cenário prático
Biodiesel em Tratores Profº Dr. Afonso Lopes - Laboratório de Engenharia Rural da FCAV/Unesp de Jaboticabal - SP
Os biocombustíveis e o meio ambiente Engº Agrº Dr. Ariovaldo Luchiari Júnior Embrapa Meio Ambiente
Fitossanidade em culturas oleaginosas Engº Agrº Shizuo Dodo - ANDEF
Matérias primas para produção de biodiesel Engº Agrº .Dílson Rodrigues Cáceres CATI/DSMM
17:30 h : Debate mediador: Engº Agrº Dr. José Roberto Scarpellini - AEAARP
16/10
08:30hs Cenário do Etanol
- Aspectos econômicos da cultura da cana-de-açúcar (Dr Sérgio Torquato APTA/IEA)
-Variedades de cana-de-açúcar Engº Agrº Dr. Marcos G. Landell Centro de Cana APTA/IAC
-Fracionamento do bagaço da cana-de-açúcar por hidrólise ácida Dra. Maria das Graças A. Felipe - Escola de Engenharia de Lorena-USP.
-Adubação Nitrogenada em cana-de-açúcar Engº Agrº Dr. André César Vitti APTA Regional - SAA
11:30hs debate Mediador: Engº Agrº Marcos José Perdoná APTA Regional SAA
14:00hs - Manejo sustentável dos solos
-Manejo sustentável de plantas daninhas - Engº Agrº Dr. Roberto Antonio Arévalo - APTA Regional SAA
-Espaço técnico Syngenta
-Plantas para cobertura do solo e adubação verde - Engº Agrº Dr. Edmilson José Ambrosano APTA Regional SAA
-Sistemas de preparo de solo e plantio de cana-de-açúcar - Engº Agrº Dr Fábio Luiz Ferreira Dias - Centro de cana IAC
-O CREA no contexto da bioenergia Engº Agrº Levi Montebelo - CREA
17:30hs - Debate Mediadora: Engª Agrª Dra Érika A. G. Scaloppi APTA Regional SAA
Informações: Pólo APTA Centro Leste
Av. Bandeirantes, 2419
Caixa Postal 271 - CEP 14001-970
Ribeirão Preto/SP
Fone: (16) 3637-1849 / 3621-2717 / 3637-1091
Promoção: APTA Pólo Centro Leste, AEAARP e Sindicato Rural de Ribeirão Preto
Patrocínio: ANDEF, CREASP, FUNDAG, SENAR, SYNGENTA
Parcerias: IEA-APTA, Centro APTA Cana IAC, CATI/DSMM, Embrapa Meio Ambiente, E.E. Lorena USP, FCAV-UNESP, Usina São Francisco
17/10 - Oficina Tecnológica - Agroenergia
Local: AEAARP
Rua João Penteado nº 2237
Ribeirão Preto - SP
Programação: 08:30hs - Cultivo Intercalar de leguminosas em soqueira de cana-de-açúcar (Engº Agrº Dr. Denizart Bolonhezi APTA Pólo Ribeirão Preto)
09:30hs - Pragas e doenças da cultura da cana-de-açúcar (Engª Agrª Dra. Terezinha Monteiro Cividanes e Engª Agrª Dra Érika A. G Scaloppi)
11:00hs - Sistemas conservacionistas em culturas agroenergéticas (Engº Agrº Dr. Roberto Botelho Branco)
18/10
Almoço comemorativo ao Dia do Engenheiro Agrônomo
Coordenação: Marcos José Perdoná e José Roberto Scarpellini
Informações: Inscrição: gratuita no site www.aeaarp.org.br
Tel: (16) 3637-1849 / 3621-2717 / 3637-1091