ITAL-APTA realiza treinamento sobre produtos diet e light
Data da postagem: 15 Abril 2008
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza, nos dias 23 e 24 de abril, o seminário "Produtos de frutas e bebidas diet e light: ingredientes e aplicações". Trata-se de treinamento que vai proporcionar aos participantes informações relacionadas, principalmente, a tendências de mercado, aplicações de ingredientes como açúcares, hidrocolóides e edulcorantes e regulamentos técnicos brasileiros. O público-alvo são os profissionais da área, empresários, pesquisadores, docentes e interessados em geral.
A motivação principal para a realização do evento foi a escassez de informações técnicas relacionadas ao setor, segundo a sua coordenação. Temos demanda de empresas por informações relacionadas à tecnologia de fabricação de produtos diet e light. O prazo de validade, por exemplo, que é diferenciado dos produtos convencionais, gera dúvidas. E as pesquisas no assunto são escassas. A idéia do seminário é, assim, buscar e transmitir as novidades em termos de ingredientes para doces e para bebidas, um mercado que está crescendo, afirma a pesquisadora Sílvia Moura, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Frutas e Hortaliças (Fruthotec ITAL).
Mesmo informações básicas faltam ao consumidor e, por vezes ao fabricante. Um exemplo clássico é a confusão feita entre as classificações light, diet e, o mais recente gênero, zero açúcar. Seja qual for a alegação, é fato que o mercado se encontra em amplo crescimento. Segundo a Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para fins especiais e Congêneres), em dez anos essa ascensão foi de 800%, com um faturamento, em 2006, de 5,2 bilhões de dólares.
Num cenário de clara ascensão como esse, a difusão de informações técnicas acerca de produtos que representam mais de 5% do mercado de alimentos se mostra de extrema importância. Principalmente pelo fato de os produtos com apelos light e diet possuírem algumas particularidades que devem ser observadas e, a despeito disso, muitas vezes serem tratados de maneira semelhante ao seu correspondente convencional.
Para cumprir a tarefa de informar os interessados a respeito de dados consolidados e de novidades no mercado, a organização do evento vai contar com pesquisadores do Instituto que desenvolvem pesquisas e realizam atendimentos na área, com profissionais da Unicamp e do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e com fabricantes de ingredientes (hidrocolóides, edulcorantes e aromas).
Os temas abordados incluem legislação nacional e internacional sobre produtos diet e light; recursos para substituição do açúcar; aplicações de hidrocolóides em produtos diet e light de frutas; novos ingredientes; inovação tecnológica para o setor; geléias e sobremesas diet e light e análise sensorial aplicada a edulcorantes para substituição da sacarose.
O seminário será realizado no Auditório Décio Dias Alvim (ITAL), Avenida Brasil, 2880 Campinas (SP). Informações sobre inscrições podem ser encontradas no site www.ital.sp.gov.br.
Por Leila Rinaldi Ming,
Da Assessoria de Comunicação do ITAL