bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ difunde tecnologia científica em dois grandes eventos brasileiros

Criopreservação de sêmen de touros Nelore e Avaliação da população folicular em novilhas Nelore foram trabalhos expostos na 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões realizada na Bahia e no 20º Congresso Brasileiro de Reprodução Animal em Uberlândia (MG), respectivamente. A participação foi do pesquisador Fabio Morato Monteiro, Doutor em Reprodução Animal, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O pesquisador apresentou os dados preliminares do projeto de pesquisa intitulado “Efeito da remoção de plasma seminal na criopreservação de sêmen de touros Nelore coletados por eletroejaculador utilizando diferentes métodos de separação”.

Segundo Monteiro, o plasma seminal, que se mistura com os espermatozoides na ejaculação, e serve como meio de transporte para o trato genital feminino, já foi descrito como benéfico e prejudicial para o espermatozoide. “Há também relatos de influência negativa do plasma seminal no armazenamento do sêmen, por conter componentes prejudiciais à viabilidade espermática”, afirma.

Uma alternativa para reduzir as concentrações de plasma seminal do ejaculado é a centrifugação do sêmen ou sua filtragem.  “O objetivo do trabalho foi avaliar a congelação do sêmen de 13 touros da raça Nelore colhidos por eletroejaculação na remoção do plasma seminal pelas técnicas de centrifugação e filtragem e suas consequências na cinética espermática”, explica Monteiro.
Com os dados preliminares avaliados pelo Computer Assisted Semen Analysis (CASA), Monteiro e colaboradores relataram que amostras de sêmen congelado, retirando o plasma seminal pelos métodos citados, foram melhores para velocidade média de trajeto, velocidade progressiva e velocidade curvelinear, quando comparado com a congelação padrão. Vale ressaltar que esses são dados parciais e apenas uma etapa do projeto. Ainda serão avaliadas a capacidade de fertilização dessas amostras congeladas e integridade da membrana plasmática dos espermatozoides.
No Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, o pesquisador apresentou o trabalho “Avaliação da população folicular em novilhas Nelore pré-puberes selecionados para peso pós-desmama”. Segundo Monteiro, o conhecimento dos índices e características reprodutivas de bovinos submetidos à seleção para crescimento é importante para delineamento de programas de seleção que visam à melhoria da eficiência produtiva e principalmente a reprodutiva.
Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar e comparar o desenvolvimento de novilhas Nelore, provenientes de duas linhas selecionadas para peso pós-desmama em relação à sua população folicular. “A seleção para peso ao sobreano não afetou a população de folículos em novilhas Nelore pré-púberes”, destacou Monteiro.
Texto: Lisley Silvério
Assessoria de Imprensa – IZ
19 – 3466-9434

Notícias por Ano